Coluna “Nutrindo Conhecimento”: as festas de fim de ano e o gerenciamento do peso

O mês de dezembro é repleto de festas e confraternizações. Todas sempre regadas a
muitas delícias que nem sempre conseguimos resistir. Afinal, são panetones de todos os tipos
e recheios, rabanadas, tortas, bolos, sobremesas das mais variadas, todos ricos em
carboidratos e gorduras.

E como lidar com tanta oferta de alimentos gostosos sem que isso afete a manutenção
do peso e a saúde do corpo?

Nem sempre é fácil gerenciar o peso nessa época, mas algumas atitudes podem ajudar
a passar por esses momentos sem grandes danos.

Todo evento precisa de organização e preparação, e isso vale também para o que diz
respeito a alimentação. Então precisamos pensar no antes e depois de cada evento social.

No dia que antecede a festa, tente se alimentar com comidas mais leves: legumes
cozidos ou no vapor, grelhados, saladas variadas, frutas e suco de frutas. Evite os carboidratos
refinados como pães, bolos, biscoitos, refrigerantes e doces. Deixe para saboreá-los no
momento da confraternização.

Após a festa, faça pelo menos dois dias de desintoxicação, com sopas, caldos, shakes a
base de frutas e bastante água. Isso vai ajudar a melhorar a sensação de peso e inchaço
decorrentes das comidas ingeridas. Por serem alimentos ricos em carboidratos e gorduras, o
corpo tende a reter líquidos.

Mas, e durante os encontros? Como devo me portar? Com tantas delícias, como devo
proceder?

Bem, equilíbrio e temperança não fazem mal a ninguém. Comer até se sentir estufado
e empanturrado não é saudável. Então, coma o que te agrada em pequenas porções e quando
se sentir pleno ou satisfeito é hora de parar. Coma devagar, experimente todos os sabores e
texturas que o alimento proporciona. Você sentirá mais satisfação e prazer em comer.
Lembre-se que o mais importante nesse momento não é a comida, mas a
confraternização, a celebração da vida, a união com os amigos e familiares e a gratidão a Deus
por todas as bênçãos recebidas.

Espero que essas dicas te ajudem.

No meu Instagram postei algumas receitas de caldos, sopas e shakes naturais para
ajudar na desintoxicação.

Viviane Barreto de Souza Lopes
Nutricionista 

Especialização em Nutrição Clínica com Ênfase em Obesidade e Emagrecimento

Pós Graduada em Nutrição Clínica: Metabolismo, Prática e Terapia Nutricional

Pós Graduanda em Nutrição Clínica Ortomolecular, Nutrição Funcional e Fitoterapia.

CRN 18100339

Viviane Barreto Contributor
O Milênio

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