Coluna MDI: nova normalidade para o mercado imobiliário

É muito cedo para fazer afirmações, o mundo inteiro está passando por muitas mudanças, mas podemos começar a ver a nova normalidade dos consumidores, das famílias, das pessoas como indivíduo. Que novo normal é esse? Imóveis maiores e escritórios menores.

Há alguns dias tenho notado aqui na imobiliária um movimento por imóveis maiores, o motivo é bem claro, como estamos confinados em casa já há muito tempo, começamos a perceber que a necessidade é outra, a necessidade de um escritório mais estruturado para o Home Office, uma varanda maior, o motivo varia de pessoa para pessoa.

Além dos desejos e necessidades pessoais temos o começo das mudanças incorporativas, agora empresários começam a vê que seu imóvel comercial está grande, uma vez que o Home Office está funcionando bem, ter um espaço na empresa para cada funcionário não se torna tão necessário, já que podem compartilhar o espaço comercial e dar continuidade às atividades em casa. Aqui mesmo na empresa não ocupamos mais o imóvel comercial sozinhos, o diretor optou por dividir o espaço com outros empresários, assim tem a divisão de despesas com o imóvel.

Segundo a InfoMoney em uma pesquisa de mercado 35% das empresas fecharam contratos durante a pandemia, sendo que o primeiro contato destas negociações deram início durante a pandemia! É óbvio que as pessoas não estão tão seguras assim houve a contração da demanda, mas ainda tem pessoas à espreita de oportunidades que não querem perder.

Para te ajudar a ter metas de médio e longo prazo é bom que você consiga entender o processo de desenvolvimento econômico durante uma crise. Posso separar este processo em 3 etapas: (1) Choque – Quando há mudança drástica, geralmente paralisa a população ou gera medo e insegurança. (2) Transição – Geralmente após a recessão a população começa a desenvolver e estabelecer um novo padrão de vida, uma nova normalidade. (3) Novo ciclo – É a continuidade da segunda etapa, aqui tem o desenvolvimento em crescimento exponencial, geralmente a população está mais segura e confiante. Agora sabendo as 3 etapas fica mais fácil para planejar a médio e longo prazo.

Esta crise de saúde e económica com certeza é a maior que já vivemos, no entanto, temos a internet ao nosso lado, você sendo corretor ou diretor de uma imobiliária, ou até mesmo um leitor de qualquer outro segmento, você deve utilizar a internet para gerar negócios e escalá-lo, ou seja, atingir mais pessoas e gerar mais lucro. Isto só é possível com a internet do nosso lado.

Meu objetivo ao editar este artigo foi apresentar o novo perfil de persona, agora você tem condições de criar novas estratégias para atrair mais leads e fechar mais negócios. Se 35% das empresas fecharam contratos durante a pandemia você também pode, agora você tem a faca e o queijo na mão, só não esqueça de me chamar para o café. Até mais.

Refston Dimérisson Sanques – Especialista em Marketing Digital Imobiliário

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