Coluna Esporte em Pauta: Flamengo dá adeus ao título e Botafogo rebaixado; panorama sobre os clubes cariocas após a 32ª rodada

O fim da rodada 32 do brasileirão e o caminho dos clubes cariocas já parece traçado

Foto: Reuters

Fim da rodada 32 do brasileirão e o caminho dos clubes cariocas já me parece traçado.

O Botafogo, lanterna do campeonato, fez mais uma partida terrível seguida de derrota, desta vez contra o Fluminense. O Glorioso venceu somente quatro jogos em 32 até aqui, sendo o clube com menos vitórias no campeonato. Cravo aqui, facilmente, que jogará a série B do campeonato brasileiro na próxima temporada.

Por falar em Fluminense, o tricolor fez mais um jogo “feio”, mas saiu com o que importa: os três pontos. Contra uma equipe extremamente frágil, é verdade, mas um rival que precisava pontuar.

Com a vitória de domingo, o tricolor fez história ao derrotar os três rivais cariocas com três treinadores diferentes no campeonato. Com Odair Hellmann no comando, venceu o Vasco. Com Ailton Ferraz, derrotou o Flamengo. E venceu o Botafogo com Marcão. Mérito dos jogadores, que espreitam a classificação para a libertadores.

Um caminho difícil para o tricolor, já que tem pela frente rivais fortes e em fase crescente no campeonato. Mas depende também do campeão da Libertadores e da Copa do Brasil – Santos, Palmeiras ou Grêmio. Se estes chegarem no esquadrão de cima da tabela, abrem mais vagas para a liberta.

Já o Flamengo teve novamente uma atuação com o carimbo do treinador Rogério Ceni. Posse de bola que não reflete em domínio, pouca ideia ofensiva ou jogadas trabalhadas. Sem falar nas confusas substituições.

Claro que não dá pra falar somente do treinador. Grande parte dos jogadores me parece sem postura de campeão. Aquela vista em 2019 e no início da temporada, ainda em 2020, por exemplo.

Resultado disso é que o clube não será campeão brasileiro. Matematicamente, ainda tem chance, é verdade, o Internacional, líder, também pode oscilar como o Flamengo oscila ou São Paulo, mas não acredito. Fato é que, nos bastidores, já se discute uma troca no comando técnico após o fim do campeonato.

O rubro-negro invejou a rodada do Vasco, que derrotou a equipe com melhor ataque da competição. Depois de dois desastres contra Red Bull Bragantino e Coritiba, o cruz-maltino venceu bem o Atlético Mineiro, saiu bem da pressão alta e aproveitou de forma brilhante os três chutes em direção ao gol que teve.

Vitória que pode dar moral para escapar de vez do rebaixamento e classificar para a Sul-Americana, apesar dos confrontos duríssimos até o fim do Brasileiro. Na reta final do campeonato, o Vasco encara, por exemplo, Palmeiras, Flamengo, Internacional e Goiás, mas deve conseguir pontos importantes nos jogos.

Por fim, o campeonato está bom de assistir.

A próxima rodada do campeonato será nesta semana. Agora, há de esperar a reação das quatro equipes nessa reta final. Entre a dúvida dos próximos resultados, a certeza é que o futebol carioca segue muito abaixo do que deveria oferecer.

Comentários