Coluna Analisando: políticos não são bons exemplos no combate ao coronavírus

Aglomeração em convenção política no Maranhão - Foto: Foto: Reprodução/TV Mirante

No Brasil, a pandemia do coronavírus começou antes da metade do primeiro semestre de 2020. Hoje nós estamos nos aproximando da parte final do segundo semestre e o que se esperava era que a população tivesse mais consciência e respeito com relação as orientações dos órgãos de saúde no combate dessa pandemia.

Aglomeração em convenção política realizada em Campos – Foto: Divulgação

Entre os problemas que causaram a ignorância com relação às recomendações, está a falta de exemplo por parte de políticos, que têm influenciado seguidores a colaborar para que o vírus se propague ainda mais rápido. Estamos pertos do mês de novembro, quando acontecem as eleições municipais, e com isso foram feitas convenções políticas que registraram grandes aglomerações em todo o país. Em Campos, pelo menos três encontros políticos foram alvos de críticas após liberar a entrada de uma grande quantidade de pessoas. Pelo lado contrário, alguns partidos respeitaram a questão do isolamento e levaram poucas pessoas, enquanto outros grupos pareciam que nem sabiam da existência da pandemia.

Quando a sociedade não tem bons exemplos, fica ainda mais difícil de lidar contra um vírus com potencial de letalidade. Os políticos são autoridades e precisam mostrar que se preocupam com o cenário conturbado que os brasileiros vivem atualmente. Claro, não podemos generalizar já que não são todos que descumprem as medidas necessárias para o controle da doença. No Brasil, até este sábado (19), mais de 136 mil mortes por Covid-19 foram registradas. A boa notícia é que as convenções políticas já foram finalizadas, o que significa que haverá menos aglomeração, mas não podemos duvidar de que acontecerão novas reuniões políticas com centenas ou milhares de pessoas em um ambiente fechado. Além das aglomerações, também temos políticos que nem se preocupam mais em usar máscaras ou álcool em gel, sem contar os que nem se interessaram em realizar investimentos na área da Saúde para contribuir com a ampliação de leitos para pacientes infectados.

Jonatha Lilargem
Jonatha Lilargem Administrator
O Milênio