Cerca de 70 escorpiões são capturados em quintal de casa em São João da Barra

A ação teve que ser realizada em dois períodos diferentes

Foto: Divulgação

Cerca de 70 escorpiões da espécie Tityus serrulatus foram capturados no quintal de uma casa que fica na localidade de Campo de Areia, em São João da Barra. Todos eles estavam no quintal de uma casa.

Foto: Divulgação

Apesar do susto, os moradores e os animais não foram feridos. A captura foi feita pelo Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ). Segundo o diretor do NCZ, Marcos Machado, a ação foi realizada em dois períodos, de dia e à noite, quando foi utilizada a luz UV. Durante a semana, será feita mais uma busca ativa na localidade.

Escorpiões proliferam sob pedras, frestas de pedras e barrancos, debaixo de cascas de árvores, madeira empilhada, entulhos, e outros. Também gostam de umidade, pouca luz e insetos em abundância. Manter o quintal sempre limpo é fundamental para prevenir o aparecimento desses animais que, após capturados, são enviados para o Instituto Vital Brasil, em Niterói.

O Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, é típico do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. É a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças. Possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro.

Redação
Redação Administrator
O Milênio