Centro Especializado de Atendimento à Mulher é inaugurado em Campos

Foto: Supcom

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Mercedes Baptista foi inaugurado nesta quarta-feira (22) na Rua dos Goytacazes, número 257, no Turf Club, em Campos. O local é o mesmo onde funcionou há anos o Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Niam). O Centro conta com atendimento interdisciplinar com psicóloga, assistente social, assistência jurídica, além de orientação e informação.

O espaço ganhou uma galeria formada por mulheres que deram contribuição a Campos e, também, o Elas Clube de Finanças, que conta com uma biblioteca com livros voltados para a educação financeira, já que muitas mulheres não conseguem sair do ciclo de violência devido à dependência econômica do agressor. O prefeito Wladimir Garotinho participou na inauguração e falou sobre a importância do espaço de proteção à mulher, reivindicação antiga de entidades ligadas às mulheres.

– Todo dia a gente trabalha com empenho e tentando construir maneiras de atender a população. Mesmo na dificuldade, é possível cuidar de pessoas. Esse equipamento vai completar a rede de assistência à mulher no município. Não fiquem caladas! Estamos aqui para defender e ajudar todas vocês. É uma pena que tenhamos que inaugurar espaços como esse porque é sinal de que a violência contra a mulher está crescendo, infelizmente, mas nós como poder público não vamos ficar inertes ao que está acontecendo e vamos inaugurar espaços como este para dar atendimento, carinho, atenção e cuidar de todos vocês. Se sintam acolhidas, abraçadas e protegidas -, ressalta Wladimir, lembrando também da participação do deputado estadual Bruno Dauaire, enquanto esteve secretário estadual de Desenvolvimento social e Direitos Humanos.

A delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Ana Paula Carvalho, também comemorou a inauguração do Ceam, que complementa a atuação da Deam. “Eu cuido da parte criminal de diversos tipos de violência que atingem as mulheres todos os dias, a cada minuto. Tenho a certeza absoluta de tudo que já vi e acompanhei que essa mulher, sem apoio social, psicológico e criação de trabalho e renda, ela não consegue se libertar desse ciclo. Saio daqui hoje com a certeza de que meu trabalho vai ser mais efetivo e essas mulheres vão ter o acompanhamento necessário para se livrar desse ciclo de violência”, disse a delegada.

O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, falou sobre as notificações no país e ressaltou o papel do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), porta de entrada para assistência a todo tipo de violência que, em parceria com o Ceam, promoverá um avanço na política de defesa e proteção das mulheres. Também participaram a presidente da OAB/Mulher, Kelly Victer; a secretária da diretoria de Mulheres da OAB/Rio, Priscilla Nunes, secretária de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon); a secretária de Cultura de Quissamã, Kitiely Freitas, que também representou a deputada federal, Clarissa Garotinho, e a prefeita Fátima Pacheco, além da Patrulha Maria da Penha, o major Tibério, representando o comando do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Manuelli Ramos e a diretoria da ONG Mulheres Que Fazem, do Parque Nova Canaã.

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), Edna Calheiros, falou sobre o simbolismo do equipamento para Campos. “Este equipamento vai contribuir para a extensão de uma política especializada. Nós, enquanto Cedim, estamos aplaudindo de pé”. Também participaram da solenidade os vereadores Pastor Marcos Elias, Leon Gomes, Edson Batista, Diego Dias, Dandinho de Rio Preto, Hélio Nahim, Silvinho Martins e Marquinho do Transporte, além de representantes dos coletivos “As Marias da Baixada”, “Raízes da Terra de Fazendinha” e União Brasileira de Mulheres (UBM).

Redação Administrator
O Milênio

Comentários