Castramóvel fará atendimentos em dois shoppings de Campos na segunda-feira

As Unidades Móveis de Castração de Cães e Gatos (CastraMóvel), que são administradas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), estarão na próxima segunda-feira (04), no Shopping Boulevard, na BR-101, e no Guarus Plaza Shopping, no Parque Calabouço, para a castração de 20 animais, previamente agendados. Serão castrados dez animais em cada unidade. A ação marcará o Dia Mundial dos Animais, que é comemorado no dia 4 de outubro.

Segundo o diretor do CCZ, Carlos Morales, Campos foi o primeiro município do estado do Rio de Janeiro a receber autorização para funcionamento do Castramóvel. “As unidades estão devidamente emplacadas, legalizadas e com autorização do Conselho Regional de Veterinária para atuar”.

Desde a inauguração do Castramóvel, mais de 4,5 mil pessoas já fizeram o agendamento por meio do site do órgão (cczcampos.com.br), para ser beneficiado pelo serviço. “A pessoa fará a inscrição e, a partir daí, iremos realizar uma triagem para identificar sua real necessidade. Vamos priorizar a população menos favorecida, que recebe algum benefício do Governo Federal, e aqueles que integram as associações protetoras de animais”, explicou Morales.

Ele disse ainda que, na ação de segunda-feira, que acontecerá das 9h às 17h, além da castração, será realizada vacinação antirrábica. No Guarus Plaza Shopping, haverá também a feira de adoção de animais, que vem acontecendo paralela à campanha de vacinação antirrábica, desde janeiro deste ano. A campanha integra o projeto “CCZ mais perto de você”. Além do controle populacional, a castração reduz o abandono do animal, que é crime, e também a transmissão de doenças dos animais infectados para seres humanos, como a esporotricose e raiva.

Os animais que apresentarem alguma intercorrência 24h após a castração poderão ser levados para atendimento no Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). De acordo com Morales, o CCZ firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Hospital Veterinário para atendimento a esses animais.

Os CastraMóveis possuem três salas, sendo uma pré-cirúrgica, uma cirúrgica e outra pós-cirúrgica. Cada unidade tem capacidade para realizar 10 castrações por dia em cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Morales disse que, além de 10 castrações em cada unidade, outras 10 estão sendo realizadas no centro cirúrgico do CCZ, totalizando 30 cirurgias diárias. A equipe é formada por quatro veterinários, sendo dois em cada unidade, um instrumentador e um atendente.

Redação Administrator
O Milênio

Comentários