Carreta do e-Museu do Esporte chega ao Noroeste Fluminense

Foto: Augusto Puga

A carreta do e-Museu do Esporte chegou ao município de Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, na manhã desta terça-feira (11) e permanecerá até o dia 17. O veículo, que ficará estacionado na Praça Governador Portela, tem 13,50 metros de comprimento. A visitação será diária, das 10h às 17h, com entrada grátis. O e-Museu foi criado com o objetivo de celebrar a memória do esporte e seu legado em um formato inédito e colaborativo. Já possui 24 ambientes diferentes, 13 galerias virtuais e 11 exposições e, pelas cidades que visita, desafia atletas, profissionais e amadores, na prática virtual de várias modalidades esportivas, numa plataforma 3D.

A chegada da carreta no município de Bom Jesus contou com a presença de autoridades da cidade, atletas do futebol e natação dentre outros desportistas. “Bom Jesus recebe com grande alegria esse presente. Dentre 92 municípios  do Estado do Rio, fomos escolhidos. Consideramos um grande momento para iniciarmos um movimento pró-esportes no município”, afirma Ivana dos Santos Gama, secretária de Educação, Esporte e Lazer de BomJesus do Itabapoana.

O lançamento do projeto aconteceu a 20 de dezembro, em Niterói, na Região Metropolitana do estado, onde foi visitado por centenas de pessoas, curiosos em conhecer um pouco mais da história do esporte nacional, atletas amadores e atletas profissionais. Entre as diversas atrações, um holograma da super atleta do basquete, Magic Paula, interage com os visitantes, lembrando suas principais conquistas. Depois de Bom Jesus do Itabapoana, o projeto segue para Macaé, Búzios, Resende, Teresópolis e São Pedro d’Aldeia, encerrando o tour, no final de março, no Rio.

Todos os visitantes do e-Museu podem viver seu “momento atleta” em diferentes modalidades através de vídeos imersivos e simuladores que remetem às emoções das manobras do skate, bicicleta e surfe, entre outras atrações. Atletas com projeção nacional e internacional, como o surfista Ricardo Tatuí e o triatleta Armando Barcellos, já experimentaram os desafios do esporte virtual. Do lado externo da carreta, a ideia é oferecer ao público a possibilidade de práticas esportivas amadoras, clínicas com atletas e ex-atletas; oficinas com cartilhas educativas de modalidades como esgrima, basquete, atletismo e vôlei; além da criação de material esportivo com reciclagem, chamando atenção também para a sustentabilidade.

O eMuseu do Esporte (www.emuseudoesporte.com.br) tem como parceiros as prefeituras que recebem a carreta, bem como o Comitê Olímpico do Brasil (COB); Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Confederação Brasileira de Basketball (CBB); Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa); Confederação Brasileira de Voleibol (CBV); Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM); Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt); Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM); Museu Internacional do Esporte, Desporto Militar, Vasco da Gama, Fortaleza e Juventude. O patrocínio do projeto do e-Museu do Esporte é da Enel Distribuição Rio, em conjunto com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio, por meio da Lei de Incentivo do Esporte, do governo estadual.

Fotos da Carreta do e-Museu do Esporte em Bom Jesus!

Créditos: Augusto Puga