Campos: voluntários podem doar sangue no Hospital Santa Casa nesta quinta-feira

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (30) das 8h às 15h, uma unidade móvel de coleta do Hemocentro Regional estará no estacionamento do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Campos. O objetivo é aumentar o estoque de sangue, que diminuiu ainda mais durante a pandemia do coronavírus e que resultou na suspensão de cirurgias eletivas na unidade.

As doações serão realizadas em dupla para evitar maior aglomeração na unidade e além disso, os voluntários passarão por um processo cuidadoso de assepsia. Assim como no Hemocentro, todos os doadores passam por uma triagem, que verifica se o candidato está apto a fazer a doação de sangue. As doações de sangue também podem ser realizadas no Hemocentro, que fica no Hospital Ferreira Machado. O atendimento funciona todos os dias de 7h às 18h.

Segundo nota técnica do Ministério da Saúde, pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita da Covid-19 estão impedidas de doar sangue pelo prazo de 14 dias. Para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo é de 30 dias após a melhora dos sintomas. A população em geral pode doar segundo os critério: estar em boas condições de saúde; apresentar documento de identificação original com foto; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal); ter peso acima de 50kg; não ter ingerido alimentos gordurosos nas três horas antecedentes à doação e não estar em jejum.

Redação
Redação Administrator
O Milênio