25 de julho de 2024 00:47
Logo jornal O Milênio

Campos terá nova estratégia de vacinação partir de segunda-feira

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal no município, a Secretaria Municipal de Saúde de Campos dará início às Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ), que é uma ação planejada pelo Ministério da Saúde. Para isso, foi elaborado um cronograma que será executado de 8 a 31 de janeiro de 2024, entretanto, os locais de vacinação serão divulgados semanalmente. A ação será realizada sempre das 9h às 16h.

Para a primeira semana, a vacinação acontecerá na segunda-feira, dia 8, na Vila Olímpica do parque Santa Clara e, na terça-feira, dia 9, na Vila Olímpica do Jockey Club. Na quarta-feira, dia 10, na praça principal do Turf Club; na quinta-feira, dia 11, na Unidade Básica de Saúde da Família do Parque Santos Dumont; e na sexta-feira, dia 12, será na Unidade Básica de Saúde da Família de Lagamar, em Farol de São Tomé.

A principal finalidade do plano de vacinação é colocar em dia doses dos imunizantes do calendário básico do Programa Nacional de Imunização (PNI) que estejam em atraso em crianças e adolescentes, além de adultos e idosos. Também será aplicada a vacina contra Covid-19 em crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, além dos grupos prioritários. Já a vacina contra a gripe (Influenza) será administrada para maiores de 6 meses.

O assessor técnico de Imunização da SMS, Leonardo Cordeiro explica que a escolha dos locais obedeceu a critérios como, por exemplo, o número de habitantes e dificuldade de acesso à vacinação. “Mapeamos toda a cidade, onde tem UBS ativa e sala de vacina, sendo escolhidas as localidades onde há dificuldade de acesso ou que esteja sem posto e criamos o cronograma de janeiro”, disse.

Desde de 2021, o município vem implementando várias estratégias de vacinação, incluindo iniciativas próprias como a imunização aos finais de semana e a Força-tarefa de Multivacinação, além de executar as campanhas orientadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde (SES).

“O município tem feito a parte dele, ampliando a oferta de vacinas. De segunda a sexta, estamos com horário de funcionamento estendido na secretaria de saúde e aos finais de semana sempre tem sala de vacinação aberta, mas a população precisa se conscientizar e fazer a parte dela, que é se deslocar às salas de vacinação para se proteger”, disse Leonardo.

O plano para a AVAQ foi elaborado após o treinamento dos profissionais da Saúde que, em Campos, ocorreu em outubro deste ano com objetivo de aumentar as coberturas vacinais e melhorar a homogeneidade entre os municípios do estado do Rio de Janeiro, cuja queda vem sendo registrada desde 2019, assim como no restante do país.

plugins premium WordPress