Campos tem previsão de mais chuva e autoridades ficam em alerta

Há previsão de que tenha chuva de 100mm distribuídos pelos próximos cinco dias na região

Foto: Arquivo

Depois de sofrer com o temporal, a cidade de Campos pode passar por mais períodos de chuva. De acordo com os institutos de meteorologia, há previsão de que tenha chuva de 100mm distribuídos pelos próximos cinco dias na região. A situação deixou as autoridades em alerta.

O Grupo de Emergências em Alagamentos aumentou o alerta para a chegada da frente fria que já se desloca pelo Rio de Janeiro em direção ao Norte e Noroeste do estado. Já chove forte em diferentes pontos da capital. “Nossa torcida é para que não chova um grande volume concentrado em poucas horas, porque é esse tipo de chuva o que costuma causar maiores transtornos. Como ainda temos uma grande região com pontos de alagamento, o ideal seria não termos precipitações pelo menos nos próximos 20 dias”, observa o coordenador da Defesa Civil Municipal, Edison Pessanha.

Como o rio Paraíba do Sul não tem assustado, a preocupação é com o sistema que compõe os rios da região do Imbé, que abastecem a Lagoa de Cima, que deságua no rio Ururaí, que desce em direção à Lagoa Feia, que deságua no mar pelo Canal das Flechas. “É um sistema que necessita de alteração no escoamento, o que não existe desde 1990, com a extinção do Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS), que dragava permanentemente os canais”, acrescenta Pessanha.

Nos últimos dias, toda a parte de Campos da região do Imbé sofreu alagamentos com as constantes chuvas que atingiram o estado desde a quinta-feira (21), exigindo um trabalho coordenado de socorro a dezenas de famílias. Nas ações, foram utilizados dois helicópteros, um do Corpo de Bombeiros e outro da Polícia Civil, para levar água e alimentos a pontos isolados. A assistência vem se estendendo desde então, com base em constante monitoramento de toda a região.

Redação
Redação Administrator
O Milênio