Campos tem grande procura pela segunda via do comprovante de vacina

Cerca de 30 pessoas têm comparecido diariamente ao Centro de Saúde de Campos, que fica anexo ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde, para retirar a segunda via do comprovante de vacina contra a Covid-19.

Desde que a Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) disponibilizou uma sala para retirada do documento presencialmente, há um mês, a procura tem sido grande, segundo o coordenador de imunização da Secretaria de Saúde, Leonardo Cordeiro. A sala funciona em frente ao ambulatório de alergia alimentar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Leonardo disse que a pessoa pode solicitar a segunda via em caso de perda, roubo ou furto do comprovante, mediante a apresentação do CPF. “Verificamos no sistema se ela realmente tomou a vacina, mesmo que ainda não tenha completado o esquema vacinal (primeira e segunda dose), e liberamos o documento”, explicou Leonardo.

A auxiliar de saúde bucal, Aline Rangel, 42 anos, precisou solicitar a segunda via do documento. “Desde que tomei as duas doses, passei a andar com o comprovante de vacinação. Guardei no bolso da calça e acabei colocando a calça para lavar, sem retirar o documento antes”, contou ela, que agora pretende plastificá-lo. Com o documento, a pessoa sabe, por exemplo, quando deverá fazer o agendamento da segunda aplicação.Outra maneira de obter informações como a data da vacinação, fabricante, número do lote da vacina aplicada, entre outras, é por meio do aplicativo Conecte SUS, do Ministério da Saúde, que pode ser acessado diretamente na internet. O usuário pode baixar o app no seu telefone celular. Para o primeiro acesso, será necessário fazer um cadastro e, nos demais, basta inserir o CPF e uma senha.