Campos registra mais 18 mortes provocadas pela Covid-19

Mais 18 óbitos foram contabilizados nesta segunda-feira (27) em Campos. A prefeitura alerta que o número não é das últimas 24 horas e que o aumento repentino na quantidade de mortos tem relação com uma mudança na forma que os dados de morte estão sendo registrados, e agora o órgão não tratará mais óbitos em investigação por Covid-19 no município.

De acordo com a prefeitura, mesmo com a notificação de óbitos pelas unidades hospitalares, para confirmação ou descarte do caso, a Vigilância Epidemiológica faz a identificação dos óbitos através dos cartórios. Na Vigilância, o caso é protocolado, passa por revisão de dados, codificação de diagnóstico e inserção no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), e depois o caso é encaminhado à equipe de investigação que, por sua vez, faz a busca ativa das notificações dos casos de covid-19, assim como dos laudos de investigação laboratorial.

Ainda segundo a prefeitura, é importante esclarecer que diante da grande demanda da equipe de Vigilância, pode ocorrer uma defasagem de tempo entre a divulgação do número e a confirmação efetiva do caso. Com isso, foi realizada uma concentração para atualizar o número efetivo de óbitos das últimas semanas. O Departamento esclarece, ainda, que a investigação só é dada como finalizada apenas mediante a notificação, o laudo e a declaração de óbito. Em consequência desses esforços, o Boletim não trará mais casos de óbitos investigados. Nesta segunda foram registrados 18 óbitos sendo 13 homens e cinco mulheres com idade entre 46 e 99 anos. O total de mortes por consequência da doença passou para 195. Outros dois óbitos foram descartados.

O município totaliza 2846 casos confirmados, sendo 2065 pessoas recuperadas. Estão sob investigação 8087 casos caracterizados como síndrome gripal e 191 como síndrome respiratória aguda grave.⁣

Redação
Redação Administrator
O Milênio

Comentários