Campos muda regras e terá lockdown parcial a partir de terça-feira

A prefeitura considera que a situação em Campos começou a melhorar

Foto: Arquivo

O município de Campos irá mudar o sistema de lockdown a partir da próxima terça-feira (30). A medida foi anunciada pelo prefeito Rafael Diniz na noite deste sábado (3) que informou que irá dar início ao novo modelo para isolamento social no município: Campos daqui pra frente.

– Buscamos sempre o equilíbrio entre salvar vidas e encontrar alternativas para a economia. Pensando nisso, criamos o plano de retomada de atividades econômicas e sociais, que chamamos de “Campos Daqui Para Frente”. Estabelecemos cinco níveis, classificados por cores (vermelho, laranja, amarelo, verde e branco), de acordo com as atividades econômicas e sociais essenciais, bem como o nível de contágio em cada atividade. A partir de terça-feira, estaremos no nível laranja, que significa lockdown parcial, com a adoção de novas medidas.

A alteração nas regras será detalhada pela prefeitura na segunda-feira (1º). O plano foi dividido em cinco níveis, classificados por cores (vermelho, laranja, amarelo, verde e branco), de acordo com as atividades econômicas e sociais essenciais, bem como o nível de contágio em cada atividade.

– Já estivemos no nível de atenção 5, a fase vermelha. A situação de Campos é grave porque estamos perto do limite de ocupação dos nossos leitos de UTI e também dos leitos clínicos. Somado a isso, não temos a certeza de quando o Hospital de Campanha, prometido pelo governo do Estado, começará a funcionar, destacou Rafael.

Não há data definida para o início e o fim de cada fase. A avaliação será feita semanalmente pelo Gabinete de Crise definido pela Prefeitura de Campos para enfrentamento ao novo coronavírus, conforme modelo matemático, a partir de índices de evolução da pandemia e capacidade de atendimento do sistema de saúde, utilizados pelas autoridades de Saúde. Se for necessário, poderá ser determinado o retorno a uma fase anterior. Caso o Governo do Estado adote uma medida mais restritiva, o município de Campos seguirá a mesma orientação.

Redação
Redação Administrator
O Milênio