Campos: jovem de 20 anos tem órgãos doados após morrer em acidente

A foto mostra uma equipe fazendo a captação de órgãos #Pracegover - Foto: Arquivo

A equipe do NF Transplantes realizou mais uma captação de órgãos no Hospital Ferreira Machado, em Campos. Desta vez, a captação aconteceu nesse domingo (26) após a autorização cedida pela família da jovem Maria Luiza, 20 anos, que morreu após sofrer um acidente de moto no último dia 24.

Este gesto da família, apesar da dor pela perda da jovem, vai permitir levar esperança para mais cinco pessoas que aguardam na fila da espera por uma doação. Foram captados rins, córneas e fígado. A equipe do Programa Estadual Transplante (PET) chegou no final da noite deste domingo para fazer a captação dos órgãos. Cabe ressaltar que nesta segunda-feira (27) é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos.

Só este ano foram realizados oito captações de órgão com o apoio do NF Transplantes, programa da Secretaria Municipal de Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado, beneficiando 26 pessoas que aguardavam na fila de espera.

Dia Nacional de Doação de Órgãos

A data, instituída pela Lei nº 11.584/2007, tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto. Nos últimos anos, o número de captação vem aumentando.

Segundo o psicólogo Luiz Cosmeli, da equipe do NF Transplante, de acordo com os novos protocolos estabelecidos por conta da Covid-19 exigem que o doador de órgãos seja testado pela a doença. No caso da Maria Luiza testou negativo para Covid-19, e desta forma, a equipe do Programa Estadual de Transplante (PET) foi informada e chegou no final da noite para a realização do procedimento. “O mais gratificante deste trabalho é que mais cinco pessoas serão beneficiadas por este gesto de amor da família”, concluiu o psicólogo.

Redação Administrator
O Milênio

Comentários