A Prefeitura de Campos, através da Vigilância em Saúde, vem intensificando a vacinação contra o sarampo para a faixa etária de 6 meses até os 49 anos, sendo que de 6 meses a 11 meses e 29 dias começou este mês conforme a estratégia que foi definida pelo Ministério da Saúde. O objetivo é interromper a cadeia de transmissão do vírus e a proteção da saúde da população. A vacina tríplice viral está disponível em mais de 40 salas de vacinação no município, incluindo a sede da Secretaria de Saúde (Rua Voluntários da Pátria, 875). Ela previne também contra rubéola e caxumba.
Neste ano, foram registrados no estado do Rio de Janeiro seis casos confirmados de sarampo. Em Campos não há nenhum caso registrado da doença, desde 2007, quando foi implementado o Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan).
São necessárias duas doses para quem tem até 29 anos. A aplicação da chamada “doze zero” visa proteger as crianças e não será contabilizada no calendário nacional de vacinação da criança. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Andréya Moreira, a medida é preventiva e é necessária para proteger os bebês e consequentemente as suas família.