Campos começa a aplicar vacina da gripe em toda população a partir de 6 meses de vida

A foto mostra doses da atual vacina contra a gripe #Pracegover

A partir desta segunda-feira (27), a campanha de vacinação contra a Influenza, que previne contra o vírus da gripe, está liberada para toda a população a partir de 6 meses de vida em Campos. O objetivo da mobilização é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, impedir possível pressão sobre o sistema de saúde e óbitos. A imunização acontece das 9h às 15h.No ato da vacinação é necessária a apresentação com foto, CPF ou Cartão do SUS e a caderneta/cartão de vacina. No caso das gestantes, deve incluir o cartão pré-natal.

A Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) alerta para a importância de as crianças de 5 a 11 anos respeitarem o intervalo mínimo de 15 dias entre a vacina da gripe e da Covid-19. Já para as pessoas acima dessa faixa etária, as vacinas podem ser aplicadas simultaneamente conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

“Pedimos mais uma vez para que a população busque os postos e não deixe de tomar a vacina. Os locais e horários poderão ser ajustados no decorrer da semana de acordo com a demanda”, explica o subsecretário da Subpav, Rodrigo Carneiro. Quem faz parte do público-alvo e ainda não se imunizou, também poderá se vacinar.

A campanha de vacinação contra influenza começou no dia 4 de abril para grupos prioritários e foi ampliada pelo Ministério da Saúde para público geral nesta sexta-feira (24). Até a última quinta-feira, 61.358 pessoas tinham se imunizado contra a gripe. A vacina aplicada é a trivalente, composta pelos vírus tipo B, H1N1 e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.