Campista com leucemia precisa de doação de medula óssea

Nos dias 18 e 19 de outubro, haverá um evento em que pode ser feito o cadastro para se tornar um doador de medula óssea.

Foto: Arquivo pessoal

O campista Matheus Morgade passa por dias tensos. Em fevereiro de 2019, ele foi diagnosticado com Leucemia Linfóide Aguda (LLA). Agora, o jovem passa por tratamentos intensos e precisa de doação de medula óssea.

Campanhas nas redes sociais vem sendo realizadas para conseguir a doação. Nos dias 18 e 19 de outubro, de 8h às 16h, haverá um evento que contará com o cadastro de doadores voluntários de medula óssea, no Ciep da Lapa. O encontro vem sendo amplamente divulgado por campistas que se sensibilizaram com a situação de Matheus e de outras pessoas que aguardam pela doação. Os sintomas mais conhecidos da LLA são o cansaço excessivo, febre, perda de peso, infecções, falta de ar, dor, hematomas na pele e diferentes tipos de infecções.

Matheus comentou sobre a necessidade. “A minha maior necessidade hoje é encontrar um doador de medula óssea compatível, pois a cura está associada ao transplante. Venho aqui pedir que me ajudem a encontrar esse doador, e esse doador pode ser você.
Peço a amigos, familiares e todas as pessoas que participem da campanha de cadastro de doadores voluntários de medula óssea. Venham participar no Ciep da Lapa nos dias 18 e 19″, disse.

Como ser um doador?

O voluntário deve ter entre 18 e 55 anos e não ter nenhuma doença infecciosa ou apresentar histórico de doença neoplásica (câncer), hematológica ou autoimune (como lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide). Na realização do cadastro, será coletada 5 ml de sangue para uma avaliação do estado de saúde.

Depois de feito o cadastro, ele pode ser chamado em 5, 10 ou 15 anos, dependendo da necessidade de um paciente pela compatibilidade do doador. É preciso, no entanto, manter o cadastro atualizado para que a pessoa seja encontrada. Quanto maior o número de pessoas cadastradas, maiores são as possibilidades de se localizar um doador compatível.

Redação
Redação Administrator
O Milênio