Campanha de multivacinação começa na segunda-feira em Campos

Será realizada entre os dias 1º e 29 de outubro, a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes com idade entre 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Em Campos, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), irá iniciar a imunização na próxima segunda-feira (04). O Dia “D” da campanha de multivacinação ocorrerá no dia 16 de outubro, em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde e Ministério da Saúde.

“Iremos começar a campanha na segunda-feira, porque a partir deste dia a aplicação da vacina contra a Covid-19 ficará suspensa nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que passarão a ser utilizadas na multivacinação. Não iremos misturar imunizantes nas unidades e, por isso, decidimos começar na próxima semana”, afirmou o diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro.

Dentro do planejamento, apenas as UBSs de Poço Gordo, Tocos e Lagamar irão fazer, além da vacina contra a Covid-19, as vacinas de rotina. “Essas unidades têm grande demanda de vacinação contra a Covid e as equipes foram preparadas para fazer os dois atendimentos”, explicou Rodrigo Carneiro.
O coordenador de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Leonardo Cordeiro, disse que todas as vacinas de rotina do calendário básico de imunização estarão disponíveis nos dias da campanha. Ele lembra que o cartão de vacinação é um documento indispensável, já que o controle de vacinas pode evitar uma série de doenças.

“Geralmente, as crianças são as que mais apresentam reações às vacinas. Por isso, a família deve redobrar a atenção no período pós-vacinação”, explicou Leonardo, destacando que, caso a criança ou o adolescente apresente alguma reação à vacina, os pais ou responsáveis devem procurar a unidade onde a mesma foi aplicada. A notificação do evento adverso é feito pela própria unidade, que encaminhará o paciente ao Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), que funciona no Centro de Saúde, anexo ao prédio da Secretaria de Saúde. De posse da notificação, o Crie irá agendar uma consulta no Ambulatório de Vacinação dos Alérgicos.

No calendário da criança, que inclui a imunização daqueles que têm até 9 anos de idade, são 13 vacinas no total. São elas: Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Polio inativada, Polio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela (catapora).

No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, Difteria e Tétano Adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente.

As unidades de vacinação que estarão funcionarão serão:

UBS Conselheiro Josino

UBS Custodópolis

Centro de Saúde de Guarus

UBS Santo Amaro

UBS Sentinela do Imbé

Cidade da Criança

UBSF Félix Miranda

UBSF Aldeia

UPH Santo Eduardo

UBS Santos Dumont

ESF Santa Cruz

UPH Travessão

UPH São José

UBSF Poço Gordo

UBS IPS

UBS Imperial

UBSF Saturnino Braga

UBSF Patronato São José

UBS Baleeira

UPH Morro do Coco

UBSF Santa Helena

UBS Penha

UBSF Lagamar

UBS Eldorado

UBS Santa Maria

UBS Ponta da Lama

UBS Parque Rodoviário

UBSF Parque Prazeres

UPH de Ururaí

UBS Ponta Grossa

UBS Morangaba

UBS Lagoa de Cima

UBSF Jamil Ábido

UBS Tocos

Redação Administrator
O Milênio

Comentários