Ave silvestre é capturada em Atafona

Foto: Divulgação/GAM

O Grupamento Ambiental Municipal (GAM) de São João da Barra capturou, nesse domingo (5) uma ave da espécie Araçari-de-bico-branco. A ave silvestre, mais comum na região amazônica, ficou por um tempo no Espaço da Ciência Maria de Loudes Coelho Anunciação, em Atafona, e foi levada na manhã desta segunda-feira (6) para o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Animais Selvagens (Nefas) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos.

O animal foi encontrado no quintal de uma residência na Estrada do Imbaíba, em Atafona. O proprietário acionou o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que enviou uma equipe que estava em patrulhamento de rotina na orla de Grussaí. Após ser examinada pelo veterinário, foi descoberto que é um pássaro juvenil, em bom estado de saúde porém um pouco desnutrido e com as asas cortadas, o que exigirá um período de seis a oito meses de recuperação para que seja devolvido à natureza.

De acordo com a equipe que resgatou o animal, por estar com as asas cortadas, existe a possibilidade da ave ter sido mantido em cativeiro. O proprietário do imóvel relatou para a equipe que a ave chegou ao seu quintal com voos baixos.

Redação
Redação Administrator
O Milênio

Comentários