25 de julho de 2024 00:58
Logo jornal O Milênio

Atletas do Paraesporte de Campos participam do 1° Festival de Natação de 2022

Miguel Moreno, 21 anos, pessoa com Down, estava ansioso para o 1° Festival de Natação das Olimpíadas Especiais Brasil, que reuniu cerca de 30 atletas na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos, onde funciona o Paraesporte, que é um projeto sócio-esportivo do país voltado para pessoas com deficiência.

A solenidade de abertura do evento “Quebrando Barreiras” contou com a presença de familiares, professores, o reitor da Uenf, Raul Palácio e da professora do Centro de Biociências e Biotecnologia, Clicia Grativol. “Destaco a nossa alegria de poder abrir as portas da Universidade para acolher a sociedade e também o Paraesporte. Estamos trabalhando para aprovar a liberação do refeitório da instituição para os alunos do projeto, assim como liberar bolsas para os professores. A Uenf também busca apoio para aquecer a piscina”, comentou o reitor Raul Palácio

De acordo com o coordenador do Paraesporte, o professor Fábio Coboski, o objetivo é promover a inclusão, tendo como ferramenta o esporte. ” Aos poucos estamos voltando as novas atividades esportivas presenciais, após termos ficado mais de um ano parado devido a pandemia da Covid-19. Com a vacinação, a vida dos alunos estão retornando a normalidade e poder participar deste evento é muito importante para nossos alunos “, destacou Coboski.

A aluna do Paraesporte, Maria Júlia Rangel, 14 anos, que tem um quadro clínico de diabetes, carpiopatia e down estava ansiosa para o evento. ” É um momento de reencontrar com os amigos e de fazer novos amigos. Além da natação, Maria Júlia encontrou na aula de dança, mais uma forma de superar a timidez,” comentou a mãe Aline Rangel.

  • É muito bom começar o dia vendo a alegria estampada no rosto de nossos alunos do Paraesporte. Apoiar eventos como este Festival de Natação, organizado pelas Olimpíadas Especiais Brasil é mais um passo para a inclusão dos atletas, explicou o fundador do Paraesporte, o ex- atleta de natação e Embaixador das Olimpíadas, Raphael Thuin. Paraesporte – O Paraesporte oferece aulas de natação, futsal, dança, iniciação desportiva, que acontecem de terça a sexta feira das 8h às 17h, na Uenf. Os pais ou responsáveis também são assistidos pela equipe de profissionais onde têm aulas de hidroginástica e dança. As pessoas interessadas podem procurar os professores para se matricular.
plugins premium WordPress