Alunos de escola de Campos montam projeto para analisar qualidade da água

Os alunos farão coleta de amostras em 50 residências dos colegas.

Foto: Luis Macapá

Alunos da Escola Municipal José do Patrocínio, no bairro da Penha, em Campos, montaram projeto que analisa a qualidade da água de rios e lagos, além de outras fontes. Foi a partir de uma atividade realizada em março, mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, e da conversa com alunos em sala de aula que a ideia surgiu.

Os alunos Izabelle Marques, 15 anos, Kassiany Alves, 14, e Allex Lima Martins, 15, orientados pela professora de Ciências Elrise Sanches de Sousa, farão coleta de amostras em 50 residências dos colegas. De volta ao laboratório da escola, farão a testagem com o kit Colitest e construirão uma estufa para acondicionar as amostras.

— Fizemos um levantamento através de questionário que apontou que 24% dos alunos entrevistados moravam em casas abastecidas com poço raso. Assim surgiu a ideia de testar essa água e o professor microbiologista Jorge Petretski, da Uenf, entrou como apoiador do projeto — explica a professora.

Kassiany, Izabella e Allex querem seguir carreiras distintas na graduação (psicologia, direito e engenharia mecânica), mas concordam que a experiência como pesquisadores ainda no Ensino Fundamental será uma vantagem na vida acadêmica.

— Fizemos um questionário, já separamos quais são as casas que vamos trabalhar e faremos a coleta de três amostras diferentes em cada uma delas. Vamos construir uma estufa aqui no laboratório também e acho que será muito legal — explica Izabella, animada com a missão.

Redação
Redação Administrator
O Milênio