Aluna do IFF de Campos faz vaquinha para conseguir participar de conferência nos EUA

Montagem da conferência e de uma foto mostrando Sarah #PraCegoVer - Foto: Divulgação

Com apenas 16 anos, a adolescente Sarah Maciel, aluna do 2° ano de Automação Industrial do Instituto Federal Fluminense (IFF) de Campos, já se destaca no meio acadêmico e foi aprovada para a Harvard Model United Nations, que é uma conferência anual de modelo itinerante das Nações Unidas dirigida pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e por uma equipe universitária local de uma cidade anfitriã. O grande problema é que os gastos para as viagens ultrapassam o valor de R$ 10 mil, e por isso, a família dela criou uma vaquinha on-line e pede ajuda da população para pagar a passagem.

Sarah foca os trabalhos em questões globais, como por exemplo, a crise no Haiti e tópicos como sustentabilidade, igualdade de gênero e democratização do acesso à educação. Ela foi aprovada após passar por um processo seletivo em que precisou fazer quatro redações. O evento ocorrerá em Boston, no estado americano de Massachusetts, em janeiro de 2022, e contará com a presença de jovens de 50 países. Porém, a experiência começa bem antes com o estudo do tema que será delegado pela instituição, e além disso, os preparativos para a viagem possuem um alto custo. “A ficha ainda não caiu de que tudo isso está acontecendo, apesar de eu ter me esforçado bastante, ainda não consigo acreditar que algo que parecia tão distante, finalmente está acontecendo. A experiência é muito nova e surreal para mim, mas as expectativas estão altíssimas. Desejo um mundo melhor, mas mais que isso, desejo que essa mudança comece na minha geração. Muitas questões já são irreversíveis, porém muitas outras podem ser evitadas, se nos posicionarmos desde já”, explicou.

A mãe da adolescente fala sobre o orgulho que tem da filha. “A iniciativa da vaquinha foi da própria Sarah, porque ela sabe que eu e o pai dela não teríamos condições de custear a participação dela, por ser um valor alto. Com o apoio de colegas e familiares, estamos compartilhando a campanha nas redes sociais. Precisamos muito do apoio da população. A Sarah é muito esforçada, está sempre buscando aprender, além de participar de projetos voluntários, onde conheceu essa oportunidade de participar do evento. Como mãe, fico extremamente orgulhosa em ver minha filha de 16 anos já pensando em debater e propor soluções para problemas mundiais. Eu tenho certeza de que ela vai inspirar outros jovens a sonharem e acreditarem também na força do estudo”, disse Shanes Alexandrino.

A aluna agradece o apoio dos que já estão ajudando e pede que outras pessoas também apoiem a causa. “Há pouco tempo eu estava no Fundamental, e agora, tenho a oportunidade de debater questões globais com outros 4 mil jovens líderes de diferentes regiões do mundo, tenho certeza de que não serei a mesma após a HarvardMun e que essa mudança partirá de mim para a comunidade que eu vivo. Então, peço que me ajudem a realizar esse grande sonho”, finalizou.

Informações para ajuda:

– PIX: pessanhasah@gmail.com

– Vaquinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sarah-maciel-em-harvard

A conferência:

A sexagésima nona sessão do Modelo das Nações Unidas de Harvard será realizada de quinta-feira, 27 de janeiro, a domingo, 30 de janeiro de 2022. Em janeiro, mais de 4.000 delegados do Ensino Médio e seus conselheiros do corpo docente se reunirão para abordar algumas das questões mais urgentes do mundo desafios. Junto com a equipe de mais de 250 alunos de graduação da Universidade de Harvard, os delegados serão solicitados a assumir o papel de tomadores de decisão internacionais, negociar em grandes crises internacionais e criar soluções políticas inovadoras. Todos os anos, o HMUN atrai alguns dos jovens líderes mais promissores de todo o mundo, e o HMUN 2022 não será exceção. Para saber mais sobre o HMUN, visite nosso website em https://www.harvardmun.org/. Informações sobre taxas podem ser encontradas no website https://www.harvardmun.org/fees-and-financial-aid.

Redação Administrator
O Milênio

Comentários