Alerta: Hemocentro de Campos tem queda de quase 90% nas doações de sangue após surgimento do coronavírus

Antes, o local recebia cerca de 70 doações diariamente, e no momento, o número médio é de 10 por dia

Foto: O Milênio

A crise do coronavírus, que causou estragos para a economia global, também tem provocado sérios problemas para a área da Saúde em algumas regiões. Em Campos, o Hemocentro do Hospital Ferreira Machado sofreu uma grande redução no estoque, devido a redução do movimento no local por causa da pandemia.

Dados obtidos pelo jornal O Milênio apontam que a quantidade ideal de doações diárias é 70, mas nos últimos dias, o número tem sido abaixo de 10, o que compromete profundamente o atendimento aos pacientes que necessitam de transfusão de sangue. Por isso, médicos e enfermeiros do hemocentro fazem uma campanha em meio a pandemia: “Se for sair de casa, que seja para fazer o bem: doe sangue e salve vidas!”.

Foto: Divulgação

– Foi a forma que encontramos de nos dirigirmos à sociedade para mostrar que é preciso continuar doando sangue. Sabemos que nos dias de hoje a ordem é ficar em casa, mas, nesse caso, a saída é mais que justificada – explica a assistente social do Hemocentro, Maria Gonçalves.

O Hemocentro Regional de Campos é o único banco de sangue público das regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro e atende um total de 25 instituições hospitalares, sendo nove em Campos e mais 16 unidades hospitalares espalhadas em 14 municípios. O local funciona todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h.

Requisitos para doação

A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.

Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, bastando comparecer ao hemocentro munido de documento original com foto. Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.