Agendamento para exames de prevenção ao câncer de próstata tem baixa adesão em Campos

Na imagem contém um profissional da saúde segurando um lacinho azul #PraCegoVer

A Secretaria Municipal de Saúde de Campos alerta para a baixa procura por consultas e exames, para a prevenção ao câncer de próstata. Neste mês de novembro, com a Campanha “Novembro Azul”, estão sendo disponibilizados 2 mil agendamos on-line, através do Consulta Fácil (AQUI).  A secretaria informa que há um alto índice de mortalidade quando o diagnóstico é tardio. A doença é a segunda maior causa de morte no país, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.

Excepcionalmente neste mês de novembro, consultas e exames para homens acima de 40 anos podem ser agendados diretamente no site da Prefeitura, sem encaminhamento médico, para o devido rastreamento do câncer de próstata. O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, explica que a chance de cura aumenta em até 90% quando o paciente tem o diagnóstico precoce. “Por isso, orientamos os homens com 40 anos ou mais que não deixem de agendar seu exame ou consulta com urologista”.

A secretaria está disponibilizando três procedimentos principais para a detecção da doença. São eles: exame de PSA, consulta com urologista e o toque retal. Até o momento, do total de procedimentos ofertados, 6% das vagas foram perdidas por falta de agendamento. Apenas 391 homens fizeram seu cadastro no site. “Ainda temos disponíveis 1.491 vagas para consulta com urologista e exame de PSA livre e total para agendamento”, disse o secretário.

O homem que for realizar o PSA deve adotar alguns cuidados antes do exame, como fazer jejum de pelo quatro horas e não ejacular por 48h antes da coleta. Aqueles que têm menos de 40 anos, mas histórico familiar de câncer de próstata, devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para consulta com um clínico geral. Será esse profissional quem vai avaliar o quadro desse paciente e, se necessário, solicitar exames como o PSA. Os exames deverão ser solicitados diretamente na UBS.

Número de óbitos por câncer de próstata no município:

2017- 33

2018- 48

2019- 41

2020- 48

2021 (até outubro) – 27

Internações por câncer de próstata:

2017 – 131

2018- 189

2019- 233

2020- 187

2021 (até agosto)- 96

Para realizar o exame de PSA, o homem precisa atender às seguintes orientações:

Não ter ejaculado nas últimas 48 horas.

Não ter feito exercício em bicicleta (ergométrica ou não) nos últimos dois dias.

Não ter andado de motocicleta nos últimos dois dias.

Não ter praticado equitação nos últimos dois.

Não ter feito uso de supositório sondagem uretal ou toque retal nos últimos três dias.

Não ter realizado cistoscopia nos últimos cinco dias.

Não ter realizado ultrassom transretal nos últimos sete dias.

Não ter realizado colonoscopia ou retossigmóidoscopia nos últimos 15 dias.

Não ter realizado estudo urodinâmico nos últimos 21 dias.

Não ter realizado biópsia de próstata nos últimos 30 dias.

Jejum de pelo menos 4 horas.

Redação Administrator
O Milênio

Comentários