Ex-contratados da Prefeitura de Campos foram presos por se passarem por guardas municipais durante o evento Samba na Praça, realizado nessa quarta-feira (1º de maio), na Praça do Liceu.
De acordo com a Prefeitura, o grupo usava uniformes, equipamentos e exercia, indevidamente, a função de guarda municipal durante o evento. O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Alex Anselmet, e o subcomandante, Thennyson Coelho, que estavam no evento, visualizaram o movimento e fizeram a abordagem.
Durante o diálogo, dois homens insistiram em permanecer uniformizados, sendo que o restante do grupo aceitou retirar os uniformes e foi embora. Ainda segundo a Prefeitura, esse grupo tem a prática de produzir vídeos em via pública, uniformizado, se passando por guardas municipais.
Diante dos fatos, com o apoio das guarnições do Grupamento de Operações Especiais (GOE) e do Grupamento de Proteção Social (GPS), os dois homens foram conduzidos para a 134ª Delegacia de Polícia, no Centro, onde um dos homens conduzidos desacatou um guarda do GOE.
Dentre os crimes cometidos pelos homens que se passavam por guardas municipais estavam resistência à prisão, desacato e uso de insígnias e símbolos próprios do poder público municipal, previsto no Art. 46, do Código de Contravenções Penais. O uniforme e os equipamentos foram apreendidos pela autoridade policial.
— Uma das grandes conquistas da Guarda Civil Municipal foi a criação do Estatuto. Foi o primeiro e importante passo para a estruturação de toda a instituição. A partir disso, vêm outras regulamentações, como a regulamentação do uniforme da GCM ainda neste mês de maio. Qualquer cidadão que for pego utilizando o uniforme e os símbolos da Guarda Municipal ou qualquer outro órgão de segurança, indevidamente, será encaminhado para a delegacia — informa o comandante.