A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, se pronunciará, por meio de Decreto Municipal da próxima segunda-feira (21), sobre a liberação do uso das máscaras em ambientes abertos e fechados. A decisão será baseada nos estudos técnicos que estão sendo feitos pela Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde.
Nas últimas semanas, o município vem registrando queda no número de casos positivos, óbitos e internações. Até esta quinta-feira (17), as internações nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) das redes própria e contratualizada apresentam índice de 12,50% e Clínica Médica, de 6,38%. Quanto à testagem desta semana, também com registro de queda na procura, tem índice de positividade de 4% dos exames realizados.
“Na segunda-feira iremos publicar no Diário Oficial a decisão do governo quanto à liberação de máscaras. Entretanto os idosos, pessoas imunocomprometidas e com doenças de risco deverão permanecer usando a máscara para a proteção contra a Covid-19”, afirmou o secretário, Paulo Hirano.
Campos também vem avançando na vacinação contra a Covid-19. O município alcançou, nesta terça-feira (16), 84,4% da população elegível, ou seja, 5 anos ou mais com a primeira dose. Já aqueles que receberam a segunda dose ou dose única é de 73,4% e com a terceira dose soma 34,9%.
O subsecretário de Atenção Básica Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury, volta a reforçar a necessidade de a população tomar as doses de reforço da vacina. ” Sabemos que a vacinação de 3ª dose para população geral e a 4º dose para portadores de imunossupressão é essencial para a formação de um bloqueio para evitar o aparecimento de novas variantes e de novas ondas do Covid-19. A vacinação de reforço eleva em mais de 25 vezes o nível de anticorpos protetores” explicou.