Campos inicia nesta quinta-feira vacinação de gestantes contra bronquiolite

A Prefeitura de Campos inicia, nesta quinta-feira (11), a aplicação da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em gestante a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade. Inicialmente a vacina estará disponível exclusivamente no Centro Municipal de Imunização, que funciona da sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A abertura da vacinação será às 10h. O VSR é o principal causador da bronquiolite em recém-nascidos. A vacina é aplicada em dose única, com recomendação de nova imunização a cada gravidez. O subsecretário de Vigilância em Saúde (SUBVS), Rodrigo Carneiro, explica que a vacinação contra o vírus sincicial respiratório é de extrema importância, visto que este é um dos principais agentes causadores de doenças respiratórias graves em crianças, desde o período neonatal até os dois primeiros anos de vida. “Ao vacinar a gestante, asseguramos que a criança nascerá com anticorpos adquiridos da mãe, proporcionando proteção contra o vírus. Este vírus é um dos principais responsáveis pelo elevado número de internações de crianças pequenas em emergências devido a síndromes respiratórias graves. A vacina é segura, eficaz, e os estudos demonstram que ela é uma ferramenta crucial na proteção das crianças pequenas contra esse vírus, que pode causar diversas doenças graves, entre elas a bronquiolite”, disse Rodrigo. O calendário vacinal do SUS também oferece outros imunizantes para as gestantes, como contra hepatite B, febre amarela (casos excepcionais), a gripe, covid-19, dT (difteria e tétano) e a dTpa acelular, que protege contra difteria, tétano e coqueluche e é aplicada a partir da 20ª semana gestacional, em cada gestação. “Essa é uma oportunidade de as grávidas, ao irem se vacinar contra o VSR, atualizarem o cartão de vacinação, caso haja doses em atraso. Para isso, é fundamental que elas levem a caderneta de vacinação para conferência”, acrescenta a gerente do Programa Municipal de Imunização (PMI), Amanda Carvalho. Para receber a dose da vacina, é indispensável que a grávida apresente algum documento que comprove a idade gestacional, como cartão da gestante, cartão de pré-natal ou exames comprobatórios. Também serão aceitos relatórios médicos ou de outro profissional de saúde de nível superior. Além disso, é necessário que a gestante leve um documento de identificação com foto e a caderneta de vacinação, se possível. Manter as vacinas em dia antes e durante a gravidez contribui para que o bebê receba uma proteção robusta pelos anticorpos produzidos pela mãe, através da placenta e pela amamentação, funcionando como um reforço para as defesas de seu organismo.
Corpos com marcas de tiros são encontrados no Parque Santa Rosa, em Campos

Dois homens foram mortos a tiros e os corpos foram encontrados na manhã desta quarta-feira (10) no Parque Santa Rosa, em Campos. Eles foram encontrados sem vida na rua Soldado Salvador Rosa. Segundo a Polícia Civil, as vítimas não foram identificadas até o momento. Ainda não há informações sobre a motivação e a autoria do duplo homicídio. Moradores da região não souberam dar detalhes sobre o crime. Os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal, e a ocorrência é investigada pela Polícia Civil.
Após colocar tornozeleira eletrônica, Rodrigo Bacellar é solto no Rio

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), foi liberado após a instalação da tornozeleira eletrônica às 19h10, na Superintendência da Polícia Federal, onde o parlamentar estava preso. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), expediu nesta terça-feira (9) o mandado de soltura de Bacellar após a Alerj ter decidido pela revogação da prisão preventiva do parlamentar. Pela decisão, além do uso da tornozeleira eletrônica, Bacellar deverá permanecer afastado da presidência e cumprir recolhimento domiciliar, proibição de se comunicar com outros investigados, suspensão de porte e arma, além da entrega dos passaportes. O deputado estadual Rodrigo Bacellar foi preso durante a Operação Unha e Carne, deflagrada pela Polícia Federal (PF), que investiga o vazamento de informações sigilosas sobre a Operação Zargun, que prendeu o deputado estadual TH Joias. TH Joias está preso, desde setembro, acusado de intermediar a compra e venda de armas para o Comando Vermelho.
Trechos da rua João Pessoa, em Campos, fechados para as compras até a véspera de Natal

Para garantir maior segurança e conforto para os consumidores realizarem suas compras de Natal, o Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) de Campos autorizou a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) a interditar para tráfego de veículos, das 8h às 18h, o trecho da rua João Pessoa entre a 13 de Maio e Lacerda Sobrinho e entre as ruas Lacerda Sobrinho e Barão do Amazonas. O fechamento das vias, tradicional nesta época do ano, segue até o dia 24 de dezembro, véspera do Natal. O presidente do IMTT, Álvaro Oliveira, ressalta que a Prefeitura está atenta para garantir a segurança e comodidade para os consumidores que compram no mais tradicional centro comercial de Campos. “O fechamento das vias e a proximidade do Natal, considerada a melhor época de vendas, promove segurança, uma melhor fluidez e o mais importante, a garantia que os pedestres não tenham nenhum tipo de lesão ou acidente com o tráfego de veículos, promovendo mais segurança e aumentando o movimento local, já que a área é transformada em um shopping a céu aberto”. O secretário de Segurança e Ordem Pública, Rodrigo Ibiapina, disse que além das equipes da Postura, a pasta vai estar utilizando as câmeras do Centro de Controle e Operacional (CCO). “Através do CCO, estaremos acompanhando imagens da Rua João Pessoa e proximidades observando o fluxo de pessoas e atenta à movimentação no local. Equipes da Postura também estarão percorrendo a região para exercer a fiscalização e prestar as devidas orientações aos munícipes”.