Caminhão derruba muro de presídio em Campos

Um caminhão derrubou o muro do presídio feminino Nilza da Silva Santos, em Campos, na tarde deste domingo (9). O veículo ainda chegou atingir parte da fiação de postes no local. O veículo estava saindo da penitenciária no momento em que aconteceu o acidente. O caminhão foi usado para uma entrega de alimentos no local. Não há informações de feridos. Ainda não se sabe o que provocou o acidente.
Soninha Ferreira, presidente da associação SOS Atafona, morre aos 81 anos

Sônia Ferreira, presidente da associação “SOS Atafona”, morreu neste domingo (9) aos 81 anos. Ela estava internada no hospital São José do Avaí, em Itaperuna. Vale lembrar que no dia 16 de outubro, a idosa sofreu um Acidente Vascular Encefálico (AVE). Ela foi atendida inicialmente no Hospital Ferreira Machado, em Campos, e depois foi transferida para Itaperuna. Soninha é conhecida pelas causas sociais em busca de melhorias no distrito de Atafona, onde o mar avançou e causou destruições. Por meio de nota, a associação lamentou a morte: “Com o coração dilacerado, comunicamos o falecimento de Dona Sônia, Presidente do SOS ATAFONA. Partiu uma mulher de fé, amor e entrega, que marcou nossas vidas com sua luz. Fica a dor da saudade e a certeza de que o Céu hoje a recebe com honra”.
Enem: 4,8 milhões participam do 1° dia de provas neste domingo

Neste domingo (9), mais de 4,8 milhões de candidatos são esperados para participar do primeiro dia de provas da edição 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão aplicadas em 1.804 municípios em dois domingos: dias 9 e 16 de novembro. Primeiro dia de provas O exame é composto por quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva é formada por 45 questões de múltipla escolha. Neste domingo, os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para responder a 45 questões, além da redação. Serão cobrado conteúdos das seguintes áreas do conhecimento: língua portuguesa; literatura; língua estrangeira (inglês ou espanhol); história; geografia; filosofia e sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. Já na redação, os participantes precisarão escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo da formação. A prova de redação vale de 0 a 1000 pontos. Locais de prova e horários A informação sobre o local de prova do Enem 2025 está disponível no Cartão de Confirmação de Inscrição, na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os portões abrem às 12h e fecham, obrigatoriamente, às 13h (horário de Brasília). As provas têm início às 13h30 e terminam às 19h. Os candidatos que desejarem levar pra casa o caderno de provas, só poderão deixar as salas de aplicação a partir das 18h30. A tolerância é zero para atrasos. O edital do Enem 2025 é taxativo ao proibir a entrada do participante no local de prova após o fechamento dos portões.
Doador de medula se disfarça de garçom e surpreende mulher transplantada: ‘Me trouxe a vida’

Uma mulher transplantada conheceu o próprio doador de medula óssea disfarçado de garçom em uma festa de aniversário. Ritcheli Stein, de 34 anos, reconheceu Arthur Souza Colares, que levava uma garrafa de suco, assim que ele se aproximou dela. O momento foi registrado em vídeo e viralizou nas redes sociais. “Para nós e nossa família foi a realização de um sonho poder abraçar uma pessoa que me trouxe à vida novamente”, disse a moradora de Florianópolis que se recupera de uma leucemia, que é o câncer no sangue. O vídeo do encontro foi publicado por ela em uma rede social e, em seguida, as imagens foram compartilhadas em outras páginas. Uma das publicações superou 4,4 milhões de visualizações em cinco dias. “Meu Deus”, disse, com a mão no peito. Em seguida, os dois deram um abraço longo, sob aplausos dos familiares. A emoção é justificada pela raridade da compatibilidade. A chance de encontrar um doador compatível entre pessoas que não são parentes é de 1 em 100 mil. Encontro A surpresa ocorreu no último sábado (1º) em um restaurante de São Paulo, onde uma sobrinha de Ritcheli comemorava o aniversário, e foi planejada pela própria família dela. Arthur é estudante de direito em Belo Horizonte (MG) e também precisou viajar para encontrar Ritcheli . “Não desconfiei de absolutamente nada”, disse. “Minha cunhada teve a ideia de convidar ele para o aniversário e fazer a surpresa para mim. Meu marido, Luís, falou a ideia para ele. Ele analisou se era possível, por conta das provas, e deu certo”, relatou. Os dois já se conheciam por videochamada, mas, para Ritcheli, “faltava esse encontro e abraço de gratidão”. Após nove meses da cirurgia, o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) abriu a possibilidade de quebra de sigilo dos dados e os dois, por coincidência, manifestarem interesse de se conhecerem. “O Redome mandou um documento para gente assinar e, e em seguida me deram o nome completo dele e e-mail. Trocamos e-mail e WhatsApp , e dali para cá nunca mais perdemos o contato”. Fonte: G1