IBGE abrirá concurso com 9.580 vagas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai abrir um novo concurso público para preencher 9.580 vagas temporárias de nível médio. O processo seletivo foi anunciado em agosto, após a publicação no Diário Oficial da União (DOU). Agora, novos detalhes foram divulgados. Segundo o IBGE, a Fundação Getulio Vargas (FGV) foi oficialmente contratada para organizar o concurso público. A publicação dos editais está prevista para novembro deste ano. As provas devem ocorrer em janeiro de 2026, e o resultado final será divulgado em março do mesmo ano. “O concurso de temporários é essencial para o funcionamento das pesquisas estatísticas e geográficas do país. Ele possibilita a contratação de profissionais que garantem a coleta de dados atualizados e de alcance nacional”, afirmou o presidente do IBGE, Marcio Pochmann. Os aprovados serão contratados para a “realização de pesquisas de natureza estatística efetuadas pelo IBGE em todo o território nacional”. O instituo ainda destaca que o processo seletivo de temporários é o “maior” da história. As oportunidades estão divididas da seguinte forma: Agente de Pesquisas e Mapeamento Função: Coleta de informações; Total de Vagas: 8.480. Supervisor de Coleta e Qualidade Função: Supervisão de Coleta e Qualidade; Total de Vagas: 1.100. O prazo de duração dos contratos será de um ano, prorrogável para até no máximo três anos. O IBGE ainda definirá a remuneração para cada cargo, observando os limites previstos em lei. O recrutamento vai acontecer por meio de um Processo Seletivo Simplificado (PSS), que será amplamente divulgado. As informações do concurso, como o lançamento do edital, calendário e inscrições, serão divulgadas exclusivamente nos canais oficiais do IBGE e da FGV. O último concurso do IBGE foi em 2023, quando o governo federal autorizou o instituto a realizar concurso para contratar 8.141 funcionários temporários para a elaboração de pesquisas. Além disso, no ano passado o IBGE também ofertou 895 oportunidades no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Fonte: G1

Enem 2025: locais de prova já podem ser consultados

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta quinta-feira (23), o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Nele, é possível consultar informações como o local de prova, número de inscrição e hora das provas. Para acessar o cartão e saber o local onde fará a prova, o estudante deve acessar a Página do Participante, no site do Inep. No cartão de confirmação é possível também registrar que o inscrito terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso. As provas serão aplicadas em 9 e 16 de novembro, em todo o país. A exceção está em Ananindeua e Marituba (PA), municípios onde o exame será aplicado em 30 de novembro e 7 de dezembro. Nessas cidades, o Cartão de Confirmação de Inscrição será disponibilizado posteriormente na Página do Participante. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a redefinição de data nesses dois locais ocorre devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém no período da aplicação regular do exame.

Câmara aprova Projeto de Lei que institui cotas raciais em concursos de Campos

A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes aprovou o Projeto de Lei, de autoria do Executivo, que estabelece a reserva de vagas em concursos públicos e processos seletivos simplificados do Município para pessoas pretas e pardas, indígenas e quilombolas. A proposta segue agora para sanção e publicação pelo prefeito. Essa é uma etapa aguardada para a conclusão do edital do concurso público da área da Educação, que está em elaboração e deverá ser lançado em breve. A iniciativa representa um marco na consolidação das políticas de promoção da igualdade racial no âmbito da Administração Pública Municipal. Com a nova legislação, Campos realizará, pela primeira vez, um concurso público com cotas raciais. O objetivo é garantir condições mais equânimes de acesso aos cargos públicos, corrigindo desigualdades históricas e estruturais que ainda impactam diversos grupos étnico-raciais. A medida está em consonância com os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da igualdade de oportunidades, previstos na Constituição Federal de 1988, e com legislações vigentes. O texto também prevê regras claras para a verificação da autodeclaração dos candidatos, por meio de comissões especializadas, assegurando transparência, legitimidade e respeito aos princípios do contraditório e da ampla defesa. Para o secretário de Gestão de Pessoas e Governança Digital, Wainer Teixeira, a aprovação do projeto é um avanço histórico para o município. “Trata-se de uma conquista importante para a cidade, que passa a adotar, no âmbito local, uma política afirmativa alinhada às diretrizes nacionais e aos valores democráticos de igualdade e respeito à diversidade. É um avanço que reafirma o compromisso da gestão com a justiça social e com a valorização da diversidade no serviço público”, destacou o secretário. A nova legislação reforçará o compromisso do Município de Campos dos Goytacazes com a promoção da equidade, o combate às discriminações raciais e o fortalecimento das políticas públicas de inclusão e valorização da diversidade.

plugins premium WordPress