Adolescente morre após desaparecer no Rio Paraíba, em Campos

Foi encontrado na tarde desta terça-feira (7), o corpo do adolescente de 15 anos que desapareceu no início da tarde desta terça-feira (7) no Rio Paraíba do Sul, no Parque Prazeres, em Campos. A vítima foi encontrada sem vida, horas depois do desaparecimento. O corpo foi encontrado por mergulhadores do Corpo de Bombeiros, em uma área próxima do local. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) do município. O adolescente morava no mesmo bairro em que aconteceu o afogamento.
Polícia Civil do ES divulga edital de concurso para preencher 1.052 vagas

Foi publicado nessa segunda-feira (6) o edital do concurso para o cargo de Oficial Investigador de Polícia da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES). Serão 1.052 vagas para o cargo com remuneração inicial de R$ 8.539, 34. As inscrições devem ser realizadas entre os dias 16 de outubro e 16 de novembro, pelo site da banca examinadora. A prova está prevista para ser aplicada no dia 1º de fevereiro de 2026. De acordo com o delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, a maior parte das vagas deve ser preenchida no interior do estado. “Cerca de 70% deve ser para o interior, que é onde temos uma maior carência. Assim, teremos mais condições de dar uma resposta melhor para a população com relação aos crimes que investigamos”, afirmou. A expectativa é de que cerca de 150 mil pessoas se inscrevam no concurso. Por meio das redes sociais, o governador Renato Casagrande afirmou que é a maior recomposição do efetivo da história da Polícia Civil e de toda a área de segurança. Cargo de Oficial Investigador de Polícia (OIP) O cargo de OIP substitui as antigas nomenclaturas de investigador de polícia, escrivão e agente de polícia, reunindo em um único cargo as atribuições ligadas à investigação criminal. A carreira é regida por estatuto próprio e o ingresso é realizado por meio de concurso público, com etapas que incluem prova objetiva, exames físicos, psicológicos, investigação social e curso de formação profissional. “Queremos um policial mais moderno, com uma visão periférica e que não fique limitado à investigação de campo. Ao tornarmos um cargo único, buscamos um profissional mais dinâmico”, destacou o delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda. Fonte: G1
Metanol em bebidas: cuidados que devem ser adotados para evitar contaminação

Casos de intoxicação por metanol preocupam o país todo. O governo de São Paulo divulgou alguns cuidados para evitar a contaminação por metanol e também como denunciar casos de adulteração de bebidas alcoólicas no estado. — que já registra 162 casos, sendo 14 confirmados, 148 em investigação, em 27 cidades diferentes. Duas mortes foram confirmadas no território paulista, ambas ocorridas na capital. A principal medida de prevenção é evitar o consumo de bebida destilada de procedência desconhecida ou duvidosa. O metanol pode estar presente em bebidas alcoólicas clandestinas e adulteradas. A coordenadora de Controle de Doenças (CCD) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Regiane de Paula, explicou que a intoxicação por metanol apresenta sintomas diferentes dos efeitos esperados após o consumo normal de álcool. “Procurar imediatamente um pronto-socorro é a única forma segura de tratamento. O tempo é determinante, principalmente nas primeiras horas após a ingestão da bebida contaminada”, destacou. Sintomas de alerta Os principais sinais de intoxicação por metanol incluem: Dores abdominais intensas. Sonolência excessiva. Tontura e Confusão mental. Dor de cabeça intensa. Caso não haja atendimento imediato, o quadro pode evoluir para convulsões, cegueira e perda neurológica. Tratamento O socorro em até 6 horas após o início dos sintomas é fundamental para evitar o agravamento e sequelas. Por isso, é preciso procurar imediatamente um pronto-socorro ou unidade de saúde.
Cidade da Criança, em Campos, ficará fechada até sexta-feira

A Cidade da Criança Zilda Arns, em Campos, estará com o parque fechado para o público até a próxima sexta-feira (10), em razão de intervenções de manutenção a serem realizadas pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. No entanto, no sábado, dia 11 de outubro, o espaço será reaberto com uma Programação Especial em comemoração ao Dia das Crianças. A subsecretária de Gestão Operacional, Catia Melo, explicou que, caso alguma instituição ou unidade escolar tenha solicitado agendamento nesse período, deverá fazer o reagendamento diretamente com a Supervisão do Parque, pelo telefone (22) 98131-0569. “Contamos com a compreensão de todos e aguardamos vocês para celebrar esse dia tão especial conosco, no sábado, dia 11!”, disse Catia.