Terceiro LIRAa do ano aponta queda no índice de infestação para Aedes Aegypti em Campos

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) divulgou, nesta segunda-feira (15), o resultado do terceiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, em Campos. O Índice de Infestação Predial (IIP) é de 2,2%, o que representa uma redução significativa se comparada ao anterior, que foi de 4,3%. A pesquisa para identificação, coleta e análise de larvas e pupas do mosquito foi realizada entre os dias 1º e 5 de setembro. Ao todo, 7.832 mil imóveis passaram por inspeção em toda a cidade nos cinco dias de ação. Dos 19 estratos trabalhados, seis estavam com IIP “satisfatório” (menor que 1%); 10 na faixa de “alerta” (de 1% a 3,9%); e apenas 3 na classificação de “risco” (infestação acima de 3,9%). A partir dessas informações, o CCZ estará intensificando as ações de educação em saúde e de combate ao vetor nas áreas que apresentaram situação de alerta e risco. Durante o LIRAa, também foram analisados os tipos de depósitos e criadouros utilizados pela fêmea do Aedes para a reprodução. Os focos mais predominantes (51,3%) foram encontrados em depósitos móveis, como vasos/frascos com plantas, pingadeiras, recipientes de degelo de geladeiras, bebedouros, pequenas fontes ornamentais e materiais em depósitos de construções. Outro tipo de depósito que também se destacou (16,8%) foram lixo (recipientes plásticos, latas), sucatas em pátios e entulhos. “Esse resultado é positivo, indica redução em comparação ao anterior, porém, devemos manter a atenção, evitando criadouros do mosquito. Diante disso, faço um apelo à população para que continue tomando todos os cuidados necessários para prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. Nossa orientação é para não deixar água parada e descartar corretamente o lixo, pois assim o mosquito não irá se proliferar”, disse o coordenador do Programa de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos. Ações Pós-LIRAa Do dia 18 de setembro até o dia 31 de outubro, o CCZ estará intensificando as Ações Pós-LIRAa que alcançarão 27 bairros. São eles: Donana, Goitacazes, Parque Nossa Senhora do Rosário, Parque Alberto Torres, Caju, Parque Corrientes, Tapera, Parque Nova Brasília, Parque Esplanada, Estância da Penha, Parque Bela Vista, Parque Salo Brand, Matadouro, Novo Jockey, Parque Prado, Parque Oliveira Botelho, Lapa, Parque São Lino, Parque João Seixas, Parque Fazendinha, Parque Chácara João Ferreira, Parque Guarus, Parque São José, Parque Prazeres, Parque Cidade Luz, Parque Santo Antônio, Parque Niterói e Pecuária. “Em todas as ações estaremos levando orientação sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito para os moradores, inspecionando os imóveis, recolhendo inservíveis, instalando telas em caixas d’água, aplicando inseticida, quando necessário, e pulverização com equipamento costal”, completou Claudemir.

Dia do Cliente: Boa Viagem prestigia clientes com evento especial

O Plano Familiar Boa Viagem promoveu, nesta segunda-feira (15), um momento especial em homenagem ao Dia do Cliente. Para celebrar a data, foi realizado um café da manhã com distribuição de brindes aos associados. Entre os presentes estava Maria Francisca da Silva, associada há mais de 20 anos, que não esconde sua satisfação com o serviço prestado: “Eu gosto muito, por isso continuo até hoje, sempre pagando certinho, sem atrasar. Entrei depois que vi um anúncio e decidi fazer. Desde então nunca saí, porque o plano é ótimo e me dá tranquilidade. No começo até tinha gente com preconceito por ser um plano funerário, mas eu vejo como uma ajuda muito boa, principalmente quando acontece alguma coisa inesperada. Meu marido mesmo sempre pede para não sair do plano. Quando comecei a pagar, minha filha ainda era bebê; hoje ela já é casada e tenho até netos. Além do meu marido, coloquei também meus filhos e alguns netos, aqueles que criei de perto. E assim sigo, firme no plano, porque gosto de estar em dia e me sinto tranquila”. Seja um associado – Para adquirir o plano, basta entrar em contato com o Plano Boa Viagem pelos números (22) 99939-6027 ou 0800 282 1610. Os clientes têm acesso a diversos benefícios, como descontos em consultas, cursos, produtos e várias outras atividades oferecidas por centenas de empresas no estado do Rio de Janeiro.

Acidente deixa dois mortos em São Francisco de Itabapoana

Dois homens identificados como Alex Oliveira e Messias, morreram em um grave acidente entre uma moto e um carro de passeio na RJ-224, entre Praça João Pessoa e Imburi de Barra, em São Francisco de Itabapoana. A colisão aconteceu por volta das 19h30 desse domingo (14). As duas vítimas fatais estavam na moto. No carro, um HB20, ninguém ficou ferido. Após o acidente, o carro ainda chegou a bater em mourões e ficou bem danificado. Os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal de Campos.

Mercado Municipal de Campos completa 104 anos nesta segunda-feira

Patrimônio histórico de Campos, o Mercado Municipal completou nesta segunda-feira (15) 104 anos. Para marcar a data, a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) programou atividades, das 9h às 13h, com muita música e diversos serviços, como aferição de pressão, teste de glicemia e índice de massa corporal. Haverá ainda distribuição de brindes em parceria com o SEST/ SENAT, que vai orientar os frequentadores do local com dicas sobre prevenção de acidentes. Na ocasião vai ser divulgado o Projeto Proteção – enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. O Mercado Municipal, espaço tradicional do município, passou por mudanças e modernizações ao longo do tempo, sempre mantendo as tradições desde sua inauguração em 1921, se tornando parada obrigatória para os moradores e visitantes que buscam variedade e qualidade nos produtos, além de preços justos. Entre as melhorias realizadas desde o início do governo Wladimir Garotinho, estão a reforma do banheiro masculino, manutenção da rede elétrica e de água do Pavilhão da Feira Livre e dos Boxes e, ainda, a urbanização do espaço na lateral da Feira Livre. O espaço conta com 340 tabuleiros e 49 boxes, além da área voltada para o pescado. HISTÓRIA – O prédio tem como base a arquitetura francesa, inspirada no Mercado de Nice, na França. O então prefeito, Luiz Sobral, responsável pela obra, teria se encantado pelo mercado europeu em uma viagem à França e decidiu que Campos também merecia um. Quando retornou ao Brasil, contratou um escritório de engenharia de São Paulo para que a obra fosse realizada. Durante a construção, ainda o prefeito era Luiz Sobral e, quando foi inaugurado, César Tinoco. Localizado na área central, hoje o Mercado faz parte de um complexo que inclui o Shopping Popular Michel Haddad e a Feira Livre. No local, diariamente, grande número de pessoas circula, em meio a uma diversidade de produtos.

plugins premium WordPress