Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira em Campos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campos começa, nesta terça-feira (9), a aplicar a segunda dose da vacina contra a dengue. O imunizante estará disponível no Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal, área central da cidade, e em quase 40 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e Unidade Pré-Hospitalares (UPHs). Quem ainda não tomou a primeira dose também pode se dirigir a uma das unidades. De acordo com a gerente do Programa Municipal de Imunização (PMI), Amanda Carvalho, todas as crianças vacinadas há 90 dias estão aptas a receberem a segunda dose. “O esquema completo da vacina contra a dengue é com duas doses. Então, é muito importante que os pais levem os filhos para essa segunda etapa e garantam uma proteção mais eficaz e duradoura para seus filhos”, ressaltou. Para a criança receber a segunda dose da vacina, é preciso comparecer à unidade mais próxima com documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS e caderneta de vacina. A vacinação contra a dengue teve início no dia 9 de junho de forma escalonada, mas atualmente está liberada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Dos 34.110 elegíveis, somente 3.693 receberam a primeira dose do imunizante, o que representa 11% do público-alvo. A eficácia da vacina contra a dengue chega a 90% para hospitalização e 80% para não pegar dengue. “A imunização ajuda a prevenir formas graves da doença, internações e óbitos, sendo essencial se vacinar antes mesmo do aumento dos casos de dengue, que costuma ocorrer no período de chuvas e temperaturas mais elevadas”, reforçou o coordenador do PMI, Leonardo Cordeiro. LOCAIS DE VACINAÇÃO Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal Segunda a sexta, das 8h às 20h Sábado, domingo e feriados, das 8h às 17h LOCAIS DE VACINAÇÃO DE SEGUNDA A SEXTA (8h30 às 16h) Centro de Saúde de Guarus Clínica da Criança Policlínica Tapera UBS Baleeira UBSF Aldeia UBSF Carvão UBSF Conselheiro Josino UBSF Custodópolis UBSF Dores de Macabu UBSF Eldorado UBSF Félix Miranda UBSF IPS UBSF Jamil Ábido UBSF Lagamar UBSF Lagoa de Cima UBSF Morro do Coco UBSF Palmares UBSF Parque Imperial UBSF Patronato São José UBSF Penha UBSF Poço Gordo UBSF Ponta da Lama UBSF Quilombo UBSF Rio Branco UBSF Santa Cruz UBSF Santa Maria UBSF Santo Amaro UBSF Saturnino Braga UBSF Sentinela do Imbé UBSF Tocos UBSF Três vendas UBSF Turfe Clube UBSF Venda Nova UBSF Vila Nova UPH Travessão UPH Ururaí

Após acidente, carro invade calçada e assusta clientes de restaurante em Campos

Dois carros colidiram e um deles invadiu uma calçada na Avenida 28 de Março, no Parque Dom Bosco, em Campos, na tarde desta segunda-feira (8). Ninguém ficou ferido no acidente. Por pouco, o veículo que subiu a calçada, não invadiu um restaurante. Os clientes e funcionários do estabelecimento ficaram bem assustados quando viram o carro se aproximando do imóvel. O trânsito ficou lento na região.

Julgamento de Bolsonaro no STF será retomado nesta terça-feira

Bolsonaro

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma na terça-feira (9) o julgamento do núcleo 1 da trama golpista, formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados. O julgamento começou na semana passada, quando foram ouvidas as sustentações das defesas do ex-presidente e dos demais acusados, além da manifestação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, favorável à condenação de todos os réus. Nesta semana, o colegiado vai iniciar a votação que pode condenar Bolsonaro e os outros réus a mais de 30 anos de prisão. Foram reservadas as sessões dos dias 9,10,11 e 12 de setembro para finalização do julgamento. Pesam contra os acusados a suposta participação na elaboração do plano “Punhal Verde e Amarelo”, com planejamento voltado ao sequestro e assassinato do ministro Alexandre de Moraes, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente, Geraldo Alckmin. Também consta na denúncia da PGR a produção da chamada “minuta do golpe”, documento que seria de conhecimento de Jair Bolsonaro e serviria para a decretação de medidas de estado de defesa e de sítio no país para tentar reverter o resultado das eleições de 2022 e impedir a posse de Lula. A denúncia também cita o suposto envolvimento dos acusados com os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Quem são os réus? Jair Bolsonaro – ex-presidente da República; Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); Almir Garnier – ex-comandante da Marinha; Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal; Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa; Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato à vice na chapa de 2022; Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Próximos passos Na terça-feira (9), às 9h, a sessão será aberta pelo presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin. Em seguida, será passada a palavra ao relator, ministro Alexandre de Moraes, que será o primeiro a votar. Em sua manifestação, Moraes vai analisar questões preliminares suscitadas pelas defesas de Bolsonaro e dos demais acusados, como pedidos de nulidade da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens e um dos réus, alegações de cerceamento de defesa, pedidos para retirar o caso do STF, além das solicitações de absolvição. Moraes poderá solicitar que a turma delibere imediatamente sobre as questões preliminares ou deixar a análise desses quesitos para votação conjunta com o mérito. Após a abordagem das questões preliminares, Moraes se pronunciará sobre o mérito do processo, ou seja, se condena ou absolve os acusados e qual o tempo de cumprimento de pena.

Adolescente é morto e outros dois são baleados em Campos

Um adolescente foi morto e outros dois homens foram baleados na noite desse domingo (7), no cruzamento das ruas Jose Ribeiro de Almeida com Ruth Ribeiro, no bairro Vila Industrial, em Campos. A vítima assassinada foi identificada como Fábio Henrique dos Santos da Silva Leite, 16 anos. Os outros jovens baleados possuem a mesma idade de Fábio e foram levados para o Hospital Ferreira Machado. Ainda não ha informações sobre os estados de saúde. De acordo com a Polícia Militar, as vítimas foram baleadas em uma rua, e os autores do crime fugiram em um carro. Até o momento, ninguém foi preso. A motivação é investigada na Delegacia de Guarus. O corpo de Fábio foi removido para o Instituto Médico Legal.

plugins premium WordPress