Agentes do Norte Fluminense participam de palestra sobre segurança operacional no Heliporto do Farol

A integração entre instituições é o que garante operações mais seguras e eficientes. Com esse propósito, policiais militares de diversos municípios do Norte Fluminense e a guarda municipal de Campos dos Goytacazes participaram, nesta quinta-feira (28), de uma palestra sobre segurança operacional no Heliporto Farol de São Tomé. A iniciativa valorizou a responsabilidade coletiva na proteção das operações e abriu espaço para diálogo, troca de experiências e visita técnica às dependências do heliporto. Estiveram presentes equipes do 8° Batalhão de Polícia Militar de Campos, 29º BPM de Itaperuna, 32º BPM de Macaé, 36º BPM de Pádua, do Comando de Polícia Ambiental, do 6° Comando de Policiamento de Área (CPA), militares do Patrulha Rural, além de representante da GCM. Todos conheceram de perto os procedimentos aplicados no dia a dia do heliporto, voltados para a prática de prevenção e segurança aérea. Segundo o superintendente do Heliporto Farol de São Tomé, Rosimar Tavares, a parceria com os órgãos de segurança já é consolidada. Ele explicou aos agentes os procedimentos de prevenção contra riscos externos, como balões, risco da fauna e linhas de pipa, reforçando a importância de cada detalhe para manter a segurança das operações. “A segurança é um valor inegociável. Esse momento não é um ato isolado, mas a continuidade de uma relação sólida com a Polícia Militar. Além das orientações, houve troca de experiências e uma interação muito positiva com os policiais. Nosso compromisso é seguir lado a lado com os órgãos, cuidando de cada detalhe para que a vida, a ordem e a excelência estejam sempre em primeiro lugar, afinal, a segurança operacional é um dever de todos”, pontuou Tavares. O tenente-coronel Rodrigo Abravantes, representante do CPA, reforçou o impacto da ação. “Esse contato direto com a rotina do heliporto é fundamental. A troca de conhecimentos nos prepara melhor para atuar de forma integrada e preventiva, garantindo ainda mais segurança para todos os envolvidos nas operações aéreas e para a sociedade”, disse Rodrigo. Tavares destacou ainda que o heliporto está de portas abertas não apenas para os órgãos de segurança, mas também para instituições de ensino e demais entidades que queiram conhecer de perto a estrutura e as práticas de segurança operacional do heliporto.
Eco Paraíba acontece neste domingo no Cais da Lapa, em Campos

A Secretaria de Turismo, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, realizará no próximo domingo (31), das 8h às 13h, no Cais da Lapa, em Campos, o Eco Paraíba – um evento de conscientização, preservação, sustentabilidade e limpeza do Rio Paraíba. Além do Turismo e Meio Ambiente, as secretarias de Agricultura, Defesa Civil, Governo, Educação e Fundação Municipal de Esportes participam do evento. Condutores de veículos aquáticos habilitados e autorizados pela Marinha do Brasil ou pela Capitania dos Portos que queiram participar da ação de limpeza do rio podem se inscrever AQUI até sábado, dia 30 de agosto, às 12h. O evento será gratuito e aberto à população. Haverá um ponto de arrecadação de alimento não perecível para as instituições filantrópicas da cidade, caso alguém queira contribuir. Os secretários envolvidos na organização do Eco Paraíba participaram da última reunião na Secretaria de Turismo e fizeram uma visita técnica ao Cais da Lapa, na tarde dessa quinta-feira (28), junto com representantes de várias instituições. De acordo com a secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, o evento será um dia para a limpeza do Rio Paraíba. “O evento será uma grande oportunidade para chamar a atenção para as questões ambientais, já que em novembro deste ano, o Brasil sediará a COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), no Pará, e o país será o centro das decisões globais sobre o clima para os próximos 30 anos. As ações implementadas pela gestão de Wladimir de enfrentamento da mudança climática, preservação do meio ambiente e utilização sustentável colocam Campos na vanguarda dos municípios que colaboram com a pauta global da sustentabilidade”. O secretário de Meio Ambiente, Jorge Rangel, destacou a parceria das secretarias. “Com certeza, a Secretaria de Meio Ambiente vai ser um grande parceiro do Turismo, assim como outras entidades, como o pessoal do remo, do barco. Também vão estar participando outras secretarias. Vai ser um grande evento. A gente acredita que toneladas e toneladas de objetos recicláveis vão ser retirados do Rio Paraíba, dando mais qualidade ao rio. Vamos ter também o engajamento da Câmara Municipal, por meio do presidente Fred Rangel, do vereador Marquinho do Transporte e de outros vereadores. É importante essa participação de todos. Quanto mais participação, melhor. Vai ficar essa marca do dia 31 de agosto como o Dia da Limpeza do Rio Paraíba”, ressaltou Jorge Rangel.
Criminosos roubam mais de R$ 100 mil durante assalto em lotérica de Campos

Criminosos invadiram uma casa lotérica e roubaram o malote do estabelecimento comercial, nesta sexta-feira (29), no Centro de Campos. Foram roubados pouco mais de R$ 100 mil. De acordo com a Polícia Militar, os assaltantes entraram na lotérica, anunciaram o assalto e renderam os funcionários. Eles iriam fugir em um carro, mas o veículo teve um problema mecânico e não conseguiu dar a partida. Então, a dupla fugiu a pé. A casa lotérica fica localizada na esquina das ruas Governador Teotonio Ferreira de Araújo e João Pessoa. O veículo que seria usado na fuga, foi apreendido pela PM. O automóvel foi levado para a Delegacia do Centro, onde o caso será investigado. Até o momento, ninguém foi preso. Imagens de câmeras de segurança serão usadas para tentar identificar os criminosos.
Seis toneladas de café impróprio são apreendidas em Campos, Itaperuna e outras cidades

Seis toneladas de café impróprio para consumo foram apreendidas ao longo de dois dias, em 15 mercados e indústrias cafeeiras no estado do Rio de Janeiro. A fiscalização percorreu as regiões Serrana, dos Lagos, Norte, Noroeste e Sul Fluminense, além da capital. A ação envolveu a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon), o Procon-RJ, a Polícia Militar, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e procons municipais. Amostras recolhidas serão analisadas pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Batizada de Operação Café Real, a fiscalização teve início a partir de denúncias da Abic, que constatou a venda de produtos adulterados na capital fluminense, além dos municípios de Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Carmo, Cantagalo e São Fidélis. Em um dos locais vistoriados, no município de Cordeiro, os agentes encontraram pacotes de café com selo da Abic falsificado, o que acende um alerta sobre a sofisticação das fraudes. De acordo com a Secretaria de Defesa do Consumidor, o chamado “café fraudado” tem obtido espaço após a alta no preço do produto original. Comercializado como café puro, ele, na prática, está em desconformidade com a legislação e pode conter impurezas ou adulterações. A Portaria 570 do Ministério da Agricultura permite uma tolerância máxima de 1% de impurezas como cascas e paus, mas não admite a adição intencional de outros elementos, como milho ou grãos diversos, prática que representa engano ao consumidor e risco à saúde. “Encontramos casos de falsificação de selos e adulteração do produto, estratégias utilizadas para enganar o consumidor. Nosso trabalho é impedir que essas práticas sigam acontecendo e assegurar que a população tenha acesso a um café legítimo e de qualidade”, avaliou Gutemberg Fonseca, secretário de Estado de Defesa do Consumidor. O secretário reforçou ainda a importância de operações que coibam adulterações do produto. “Fiscalizações com foco em itens de grande consumo, como o café, são essenciais para proteger a saúde e o bolso do consumidor. O consumo de um produto adulterado pode causar problemas gastrointestinais e outros riscos à saúde, além de configurar um prejuízo direto para quem paga por um item que não corresponde ao que está no rótulo. Nosso compromisso é garantir transparência, segurança e respeito nas relações de consumo”.