Moraes decreta prisão de Jair Bolsonaro e PF faz buscas na casa do ex-presidente

Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (4) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Moraes justificou que descumpriu as medidas cautelares impostas a ele, por ter veiculado conteúdo nas redes sociais dos filhos. Na decisão, Moraes afirma que Bolsonaro utilizou redes sociais de aliados – incluindo seus três filhos parlamentares – para divulgar mensagens com “claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro”. “Não há dúvidas de que houve o descumprimento da medida cautelar imposta a Jair Messias Bolsonaro”, escreveu Moraes. Para o ministro, a atuação do ex-presidente, mesmo sem o uso direto de seus perfis, burlou de forma deliberada a restrição imposta anteriormente. Com isso, Moraes determinou que Bolsonaro cumpra prisão domiciliar em seu endereço residencial. A decisão inclui: uso de tornozeleira eletrônica; proibição de visitas, salvo por familiares próximos e advogados; recolhimento de todos os celulares disponíveis no local. O despacho ressalta que as condutas de Bolsonaro demonstram “a necessidade e adequação de medidas mais gravosas de modo a evitar a contínua reiteração delitiva do réu”. Segundo Moraes, as medidas cautelares em vigor foram desrespeitadas “mesmo com a imposição anterior de restrições menos severas”, como a proibição de uso das redes sociais e de contato com outros investigados. Além disso, o ministro destaca que o ex-presidente produziu material destinado à publicação por terceiros, driblando a censura direta aos seus canais e mantendo “influência ativa” no debate político digital. Fonte: G1

Atleta de São Francisco conquista medalha de prata em campeonato internacional

O lutador Felipe Lima Gomes Jorge — o Felipe Pitbull, de 15 anos — conquistou a medalha de prata no Campeonato Vitória International Open de Jiu-jitsu 2025, realizado no último sábado (02) no Ginásio Tancredão, em Vitória (ES), organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-jitsu (CBJJ). O atleta é morador na localidade de Santa Clara e estudante da Escola Municipal João Batista de Almeida. Ele recebe apoio da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana para ajuda em suas viagens para os campeonatos. Felipe disputou duas lutas na categoria juvenil azul até 89,300kg, sendo classificado para a final da Copa Sicoob, marcada para o próximo dia 17 em Cachoeiro de Itapemirim (ES). — Eu fiz duas lutas muito duras — recorda o atleta, que treina na liga Lions Team Jiu-jitsu com o mestre Genilson Junior. “No próximo campeonato, eu pretendo trazer a medalha de ouro. E quero agradecer todo o apoio da prefeitura de São Francisco e da Secretaria de Esportes, que têm sido fundamentais para que eu possa disputar essas copas”. O secretário municipal de Esportes, Luiz Eduardo Pereira, explicou que os atletas do município de SFI recebem uma ajuda de custo da Prefeitura para participarem de competições. “A proposta da prefeita Yara Cinthia é valorizar os atletas para se manterem no esporte e representarem o município, tanto no jiu-jitsu como no ciclismo e na corrida”, destacou Luiz, ressaltando que isso serve de incentivo para os jovens que querem praticar algum esporte.

Parte de residência desaba em Campos

Uma casa desabou na Rua Hemetério Martins, no bairro Jardim Carioca, em Campos, na manhã desta segunda-feira (4). Não há informações sobre feridos. A Defesa Civil enviou uma equipe até o local e o imóvel foi interditado. Ainda não se sabe o que causou a queda da estrutura. O prédio estava desativado nos últimos anos. Antigamente, a área era usada como sede de uma escola. Uma grande poeira foi vista na região após o desabamento.

Infarto mata jornalista que trabalhou em Campos

O jornalista Rafael Vargas, que é conhecido por ter trabalhado em diferentes veículos de comunicação de Campos, morreu nesse domingo (3), aos 48 anos, depois de sofrer um infarto. Atualmente, o comunicador trabalhava como assessor na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e vinha morando na capital. Em Campos, o jornalista trabalhou em sites de notícias, além de outras instituições como a Prefeitura de Campos, Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O velório será realizado nesta segunda-feira (4), no Cemitério e Crematório da Penitência, no Rio de Janeiro.

plugins premium WordPress