Bebê morre e pais ficam feridos após explosão com álcool em Cabo Frio

Uma bebê morreu e os pais ficaram feridos depois de uma explosão causada pelo uso de álcool, em Cabo Frio. O caso aconteceu nesta semana, quando o álcool seria usado para cozinhar, mas a família foi surpreendida pelo incidente. O problema aconteceu no bairro Jardim Esperança. Vizinhos afirmaram que os pais da criança tentaram improvisar uma forma de cozinhar após o gás de cozinha acabar. Eles colocaram álcool líquido em um recipiente no chão da cozinha e, ao tentarem acender o fogo, houve uma explosão. A bebê foi levada para o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos e, em seguida, transferida de helicóptero para o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, mas não resistiu aos ferimentos. Os pais estão internados no Hospital Estadual Alberto Chabo, em Araruama.

Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no país

Casos de câncer no intestino, como o que vitimou a cantora e empresária Preta Gil, geralmente só manifestam sintomas em estágio avançado, o que dificulta o tratamento e diminui as chances de cura. Por isso, pessoas com fatores de risco devem começar os exames de rastreamento antes dos 50 anos, que é a idade recomendada para a população em geral. “Quando o paciente tem algum familiar com câncer diagnosticado, essa idade vai diminuindo cada vez mais, e sendo mais específico e individualizado para cada pessoa. O rastreio é feito com a análise da história de vida, com exame físico e os dois principais exames de triagem, são o exame de fezes, para ver se tem sangramento oculto, e a colonoscopia, que a gente vê dentro do intestino e procura nódulos, pólipos e câncer”, explica o cirurgião gastrointestinal Lucas Nacif, membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. Número Os cânceres de cólon e reto, que atingem o intestino, são os terceiros mais frequentes do Brasil, com cerca de 45 mil novos registros por ano, de acordo com a estimativa do Instituto Nacional do Câncer para o triênio de 2023 a 2025. A incidência é maior na Região Sudeste – onde ele sobe para a segunda posição de novos casos – e entre as mulheres. Nacif explica que o câncer geralmente se desenvolve a partir de lesões benignas, como pólipos, o que aumenta o alerta para pessoas com essa condição, e quadros como Doença de Crohn e outras inflamações intestinais crônicas. Além disso, o sedentarismo, a obesidade, o consumo regular de álcool, tabaco, superprocessados e a alimentação desequilibrada também são fatores de risco.

Palácio da Cultura, em Campos, vai se transformar em Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação

As obras do Palácio da Cultura, em Campos, estão adiantadas e previstas para serem concluídas até o final deste ano. O espaço vai se transformar no Centro Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cetec) e vai abrigar, além da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), a Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), os programas Mais Ciência, Mais Ciência na Escola, Startup Campos e Economia Criativa, além da Biblioteca Pública Municipal. Além das atividades e serviços prestados pela FCJOL, a proposta da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) é fomentar, no local, o conhecimento e a difusão da cultura empreendedora e inovadora no município de Campos dos Goytacazes, criando, em um único lugar, um ambiente de estímulo ao desenvolvimento de ações e iniciativas. “O Cetec será um local com infraestrutura para a consolidação da cultura favorável à ciência, à tecnologia, à inovação e ao empreendedorismo. Um ambiente que promoverá o conhecimento, sobretudo aquele gerado a partir da pesquisa básica ou aplicada. Assim como a incubação e o crescimento de empresas, incentivará a capacitação e o treinamento de pessoas, estimulará o networking entre os diversos agentes, orientará sobre captação de recursos, desenvolvimento conjunto de projetos e inovação em modelos de negócio”, explicou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto. Nesse espaço, serão desenvolvidas capacitações para novos negócios, conexões entre os agentes de inovação para produção de redes de serviços tecnológicos, geração de mão de obra qualificada, entre outras ações que beneficiarão todo o município e as regiões ao seu entorno. Serão várias frentes de trabalho: além de atender o público da rede municipal de ensino, por meio da Efem e outros projetos educacionais, o espaço será voltado para empresários e empreendedores inovadores, profissionais liberais, startups, estudantes do ensino superior (graduação, mestrado e doutorado); jovens do Ensino Fundamental e Ensino Médio em busca de capacitação tecnológica, pesquisadores ligados às Instituições de Ensino e Pesquisa do município, profissionais liberais da economia criativa; gestores públicos municipais e entusiastas do ecossistema de inovação.

plugins premium WordPress