Jovem morre após acidente em brinquedo de parque de diversões em Petrópolis

Um jovem de 19 anos morreu na madrugada deste sábado (3) e duas mulheres ficaram feridas depois de sofrerem um acidente em um brinquedo de um parque de diversões de Itaipava, no município de Petrópolis. O problema aconteceu dentro do festival de música Expo Petrópolis, no Parque de Exposições de Itaipava. Depois do acidente, o parque teve o alvará cassado pela prefeitura de Petrópolis. As três vítimas foram atendidas na UPA de Itaipava, mas o jovem não resistiu e morreu. As duas mulheres tiveram ferimentos leves e foram liberadas pela equipe médica. Em nota enviada para a imprensa, o parque afirmou que “a ocorrência atípica demandou a pronta mobilização de todas as equipes de primeiros socorros exclusivas do parque, que agiram com profissionalismo no atendimento emergencial dos envolvidos no local e encaminhando-as para o hospital de forma rápida e eficaz”. O parque ainda informou que se colocou à disposição das autoridades, está prestando assistência aos envolvidos e reiterou seu compromisso com a segurança. A ocorrência é investigada pela Polícia Civil.

Jovem de 21 anos é assassinada em São Francisco de Itabapoana

Uma jovem de 21 anos foi morta a tiros no final da tarde dessa sexta-feira (20, na Praça da Fé, em São Francisco de Itabapoana. A vítima foi identificada como Larissa Felício de Souza. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito é um homem que fugiu do local e ainda não foi encontrado. Seis cápsulas de munição calibre 9mm foram apreendidas no local. A mulher morreu antes da chegada da equipe do socorro. O corpo de Larissa foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos, e a ocorrência é investigada pela Polícia Civil.

Aedes aegypti: Campos inicia pesquisa do 2º LIRAa nesta segunda-feira

Começa nesta segunda-feira (5) a pesquisa de campo do segundo Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, no município de Campos. Por meio desse trabalho, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) terá acesso aos índices de infestação predial, o índice de densidade nos criadouros inspecionados e quais são os criadouros predominantes. A ação visa monitorar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, e direcionar ações de combate ao vetor. “Ao identificarmos a infestação do mosquito em áreas específicas, é possível direcionar ações de combate com maior efetividade, reduzindo o risco de transmissão das doenças”, explica o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos. Para realização do LIRAa, o município é dividido em grupos de 8.200 a 12 mil imóveis. Em cada grupo, também chamado estrato, são pesquisados 1/5 (20%) dos imóveis de um conjunto de quarteirões sorteados previamente pelo programa LIRA-LIA do Ministério da Saúde. Essa metodologia segue as diretrizes do Programa Nacional de Controle à Dengue (PNCD) e envolve 100 Agentes de Combate às Endemias (ACEs). “Os agentes irão percorrer, até sexta-feira, 7.832 imóveis em 589 quarteirões. São 99 bairros ao todo. A população pode colaborar com o LIRAa permitindo a entrada dos agentes em suas casas durante a pesquisa larvária e seguindo as orientações sobre o controle do mosquito. Além disso, é importante manter quintais e residências livres de água parada”, completou Claudemir. Todo o material coletado durante a pesquisa de campo é enviado para o Laboratório da Dengue, na sede do CCZ, onde é feita a análise entomológica e fornece informações sobre índices predial e de tipo de recipiente predominante, entre outras informações que otimizam e direcionam as ações de controle de vetor, permite a avaliação de metodologias de controle, além de contribuir para as atividades de comunicação e mobilização da população. O LIRAa é um importante instrumento para a prevenção e o controle das arboviroses. O preconizado pelo Ministério da Saúde é que o índice de infestação predial seja menor que 1%, que indica baixo risco de epidemia. Em janeiro, quando foi realizado o primeiro LIRAa no município, o índice foi de 6%. A expectativa é de que após as ações implementadas, esse índice tenha baixado.

plugins premium WordPress