Cantor Oruam é preso no Rio de Janeiro

Oruam foi preso nesta quinta-feira (20), depois de ser parado em uma blitz da Polícia Militar, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. O rapper foi algemado e levado para uma delegacia próxima. A assessoria do cantor se posicionou sobre a prisão: “Assessoria de Comunicação do rapper Oruam confirma que, nesta quinta-feira (20/2), o artista foi encaminhado à 16ª Delegacia de Polícia Civil, na Barra da Tijuca (RJ), após ter sido parado em uma blitz”, informou a equipe em nota. Segundo a polícia, o artista fez uma manobra arriscada para fugir de uma abordagem policial pela contramão.
Prefeitura de São Francisco abre processo seletivo com 334 vagas

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizará um novo processo seletivo, e as inscrições começam nesta sexta-feira (21). O objetivo é contratar temporariamente 334 profissionais para atuar nas escolas e creches da rede municipal de ensino. As vagas também contemplam pessoas com deficiência (PcD). As inscrições serão feitas na sede da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, entre 8h e 16h. A publicação oficial do processo seletivo ocorreu nesta quarta-feira (19), em edição extra do Diário Oficial. Além das vagas imediatas, o processo também formará um cadastro de reserva para futuras contratações. Os interessados devem entregar a ficha de inscrição preenchida, juntamente com os documentos exigidos. Para conferir a lista completa de documentos, clique aqui. — A contratação temporária é uma medida eficiente para suprir a demanda imediata na educação, garantindo que o atendimento à comunidade escolar continue com qualidade, sem prejudicar os direitos dos servidores efetivos — destacou o secretário municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Ribeiro. O contrato terá duração de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 12 meses. A seleção dos candidatos será feita com base em sua experiência e qualificação profissional. A divulgação do resultado final está prevista para 27 de fevereiro. Esta é uma excelente oportunidade para quem deseja contribuir com o desenvolvimento da educação no município e ajudar a melhorar a qualidade de ensino do município.
Espaço Vacina Drive será inaugurado nesta sexta-feira em Campos

Nesta-sexta-feira (21), será inaugurado o Vacina Drive, um novo espaço destinado à vacinação em Campos, que visa melhorar o acesso à imunização, especialmente para idosos e crianças atípicas. O novo serviço funcionará com agendamento prévio, que já está liberado e deve ser feito exclusivamente por telefone, no número (22) 98173-0150, através do WhatsApp ou ligação. A vacinação de rotina ou contra a Covid-19 estará disponível no Vacina Drive das 8h às 17h. Subsecretário de Infraestrutura e Operações da SMS, Genil Alves explicou como surgiu a ideia do serviço. “Aqui, próximo à Secretaria de Saúde, é muito difícil para qualquer pessoa estacionar, devido à presença de escolas e hospitais nas redondezas. Juntamente com a subsecretária geral de Saúde, Bruna Araújo, percebemos a dificuldade que os idosos enfrentavam para chegar até os locais de vacinação, tendo que andar até 500 metros para serem imunizados. Isso também acontecia com mães que precisavam trazer crianças com necessidades especiais ou idosos com dificuldades. Então, pensamos em criar uma solução para facilitar o acesso para essas pessoas que mais precisam”, disse Genil. A Secretaria de Saúde identificou um estacionamento existente no local, mas que estava sem uso adequado há algum tempo. “Vimos que o estacionamento estava desgastado e sem utilidade. Decidimos recuperar esse espaço para torná-lo funcional, visando atender as pessoas que realmente precisam de apoio para a vacinação. Conversei com o prefeito Wladimir Garotinho e ele aprovou o projeto imediatamente”, relatou Genil. O Vacina Drive funcionará com agendamento prévio para garantir a organização e o fluxo eficiente. “A vacinação será feita por agendamento, para evitar que as pessoas se percam ou fiquem esperando em filas desnecessárias. Isso foi algo que já funcionou bem durante a pandemia e, agora, estamos adaptando esse modelo para o público específico que necessita de mais atenção”, explicou o subsecretário. Para ser vacinado no Vacina Drive é necessário informar os seguintes documentos no dia do cadastro: Cartão do SUS, identidade e CPF. No dia da imunização, será necessário apresentar um documento com foto.
São Paulo decreta emergência em saúde pública por causa da dengue

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo decretou, nessa quarta-feira (19), a situação de emergência em saúde pública no estado devido à persistência e agravamento da epidemia por dengue. O anúncio foi feito no Instituto Butantan pelo secretário Eleuses Paiva. A principal justificativa para a mudança de patamar está no reconhecimento da alta incidência da doença no estado – 300 casos para cada 100 mil habitantes –, atingindo 225 municípios. Sessenta destes já instituíram decretos municipais de emergência em razão da doença. Dados estaduais confirmam 124 mil casos da doença este ano, com 113 óbitos, segundo o painel do Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (Nies), estadual. Ainda estão em investigação 233 óbitos. De acordo com o Ministério da Saúde, neste ano, já foram registradas no país 131 mortes pela doença. No ano passado, a dengue causou a morte de 6.216 pessoas no Brasil, das quais 2.174 no estado de São Paulo. Normalmente, o período de maior incidência da doença ocorre entre abril e junho, como ocorreu no ano passado. O diretor do Butantan, Ésper Kallas, acompanha o desenvolvimento da vacina de dose única contra a dengue desde os seus estágios iniciais, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O imunizante está em fase final de aprovação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ainda não foram divulgados planos ou prazos para produção e disponibilização em massa. Tanto Kallas quanto Paiva têm assento no Centro de Operações de Emergências para as Arboviroses (COE), colegiado que recomendou o decreto.