Motorista é morto a tiros em São Francisco de Itabapoana

Um homem foi morto a tiros na tarde desta segunda-feira (13) dentro de um carro no distrito de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana. Ele dirigia o veículo no momento em que foi baleado. De acordo com a Polícia Militar, o homem morreu ainda dentro do veículo. Ainda não há informações sobre a motivação e a autoria do crime. O local foi isolado para o trabalho da perícia e já foi liberado. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos e a ocorrência é investigada pela Polícia Civil.
Concurso de Arraial do Cabo terá mais de 300 vagas para diferentes áreas

A Prefeitura de Arraial do Cabo está concluindo as últimas etapas para o lançamento do edital do Concurso Público. Atualmente, está em andamento a contratação da instituição financeira que ficará responsável pela gestão dos pagamentos das inscrições. O pregão eletrônico para essa definição será realizado no dia 21 de janeiro. Somente após essa definição, os trâmites do concurso serão concluídos e o edital publicado no Diário Oficial. A estimativa é ofertar mais de 300 vagas de níveis médio e superior para contratação imediata em diversas áreas, tais como Educação, Administração, Segurança Pública e Saúde. O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), já contratado, será a banca responsável pela realização das inscrições e aplicação das provas.
Com famílias desalojadas, prefeitura de São Francisco decreta situação de emergência

Em virtude das consequências das chuvas e do alto volume de água que tomou ruas e alagou casas na Ilha dos Mineiros, a prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Yara Cinthia, decretou situação de emergência na localidade atingida pelos alagamentos. O decreto foi publicado em Diário Oficial extraordinário e considera que entre os dias oito e dez foram registrados cerca de 200 mm no pluviométrico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sediado em Barra do Itabapoana. A quantidade de água equivale a mais de 20 dias de chuva. A publicação assinada pela prefeita ressalta parecer técnico da Defesa Civil municipal sobre danos e prejuízos expressivos em diversas vias, o que impediu o fluxo normal dos moradores. – Após a criação do gabinete de crise, esta medida é necessária para aprimorarmos a execução das ações para resolver a situação, além de facilitarmos a busca de auxílio junto aos governos Estadual e Federal para somar à nossa força-tarefa que atua, por meio de diversos órgãos municipais, desde quarta-feira (8) – destacou Yara. A última atualização da Defesa Civil municipal aponta aproximadamente duas mil pessoas atingidas, sendo que 63 famílias foram afetadas diretamente. Destas, cinco estão desalojadas, sendo que uma está abrigada em uma residência de familiares e as demais na Escola Municipal Dirceu Dias da Silva, em Guaxindiba. A Defesa Civil pede que, em caso de emergência, a população acione o órgão através do telefone (22) 99726-4708.
Resultados do Enem divulgados nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (13) os estudantes brasileiros interessados em ingressar no ensino superior pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ter acesso aos resultados das provas, que foram realizadas nos dia 3 e 10 de novembro do ano passado. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram as notas. De olho no Sisu As notas poderão ser usadas para ingresso na educação superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições começarão no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico do Sisu, até as 23h e 59 minutos do dia 21 de janeiro. De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo será constituído de uma única etapa. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro. Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Enem e não tenham zerado a prova de redação. Financiamento A nota do Enem é importante também para os candidatos ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que terá 112 mil novas vagas em 2025. Serão, ao todo, 67 mil no primeiro semestre e 45 mil no segundo. O programa oferece financiamento aos estudantes que querem fazer curso de graduação em instituições privadas de educação superior. Oportunidade de bolsa Os participantes do Enem poderão usar os resultados também no Programa Universidade para Todos (Prouni), que dá a chance para que o participante do Enem tenha acesso à bolsa de estudo integral ou parcial (50%) em instituições privadas de ensino superior. Para se inscrever o estudante precisa obter, no mínimo, 450 pontos de média das notas das cinco provas do exame e não zerar a redação.