Após alta, Defesa Civil monitora Rio Paraíba, em Campos

Devido às chuvas que caíram nos últimos dias em toda região, a Defesa Civil de Campos está monitorando o Rio Paraíba do Sul. Às 13h15 desta segunda-feira (6), o Centro de Monitoramento de Desastres (CEMOD) registrou a cota de 8,20 metros em Campos, sofrendo queda desde às primeiras horas do dia, após chegar a uma cota de 8,51 metros às 23h15 do domingo (5). A cota de transbordo é 10,40 metros. De acordo com o CEMOD, esta queda era esperada e ocorre após considerável elevação do Rio Paraíba nos primeiros dias do ano, devido às precipitações decorridas da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que atuou em toda sua bacia no fim de 2024, e em razão das chuvas convectivas, também conhecida como chuva de verão, que aconteceram no último fim de semana. As estações pluviométricas que registraram maior volume de chuva neste fim de semana foram Lagoa de Cima, com 42,4 mm (sendo 32 mm no sábado e 10,4 mm no domingo); Morro do Coco com 40,8 mm (sendo 24,6 mm no sábado e 16,2 mm no domingo); Parque Cidade Luz com 39,4 mm (22,8 mm no sábado e 16,6 mm no domingo); e Ponte Barcelos Martins com 36,2 mm (18,6 mm no sábado e 17,6 mm no domingo). Durante o fim de semana, as equipes da Secretaria de Defesa Civil prestaram atendimento às famílias atingidas pelas fortes chuvas. No domingo, estiveram na localidade de Santo Eduardo, Serrinha e Conceição do Imbé. A Defesa Civil fez avaliação de imóveis em situação de risco, dentre outras coberturas, e outras secretarias, como a de Agricultura, Pecuária e Pesca e a de Desenvolvimento Humano e Social, atuaram na desobstrução de estradas, limpeza de córregos e com ações sociais. Na localidade de Serrinha, a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social realizaram atendimento a 50 famílias, com entrega de água mineral, assim como em Conceição do Imbé, onde foram realizados atendimentos a 35 famílias. Em Santo Eduardo três ocorrências foram registradas por alagamentos, e um deslizamento de terra, no trecho da Ponte Itabapoana. Já em Lagoa de Cima, houve queda de poste de energia, além de duas quedas de árvores. Em Ururaí as equipes realizaram a remoção de uma família de área de risco. As equipes de Defesa Civil também realizaram transporte de combustível para o Hospital São José, com 60 litros de óleo diesel para abastecimento do gerador de energia.

Pai e filho morrem afogados em praia de Rio das Ostras

Joanir Amorim, de 57 anos, e o filho João Antônio Amorim, de 25, morreram afogados nesse domingo (5) na Praia Boca da Barra, em Rio das Ostras. Eles moravam no distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo. As vítimas foram retiradas da água minutos depois pelo Corpo de Bombeiros, mas não sobreviveram. Ainda segundo os bombeiros, uma criança de 7 anos também se afogou, mas foi resgatada e passa bem. Os corpos dos dois mortos foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML) de Macaé.

Semana começa com 113 vagas de emprego no Espaço da Oportunidade, em Campos

O Espaço da Oportunidade de Campos, vinculado à Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego, está com 113 vagas de emprego disponíveis. O destaque na primeira segunda-feira do ano é para as funções de corretor de imóveis e auxiliar de prevenção de perdas, frentista e mecânico/eletrotécnico, que contam, cada uma, com 10 vagas disponíveis. Todas as vagas divulgadas são destinadas a pessoas com 18 anos ou mais, com diferentes níveis de escolaridade. Para Pessoas com Deficiência (PCD) há quatro oportunidades. Para fazer o cadastro, os interessados devem acessar o link AQUI. Há também oportunidades disponíveis para outras áreas, como vendedor externo (7), vendedor interno (6), gerente de pista (5), atendente de açougue (4), adesivador (3), atendente de gráfica (2) e ajudante de entrega (2). Para PCD, são quatro oportunidades, na área de serviços gerais/jardineiro.Saiba como se cadastrarPara realizar o cadastro, o interessado deve entrar em contato pelo WhatsApp (22) 98175-2553, informando o número do CPF e o código da vaga. Quem preferir o cadastro presencial, é necessário procurar o Espaço da Oportunidade, que fica localizado na sede da Secretaria de Qualificação e Emprego, na Avenida Sete de Setembro, nº 411, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já para o cadastro pelo site da Prefeitura de Campos, o interessado precisará clicar na barra “Menu” e ir em “Serviços”. Na sequência, clicar em “Espaço da Oportunidade”.Empregadores interessados em divulgar suas vagas no Espaço devem entrar em contato com o órgão e preencher um formulário para o cadastro no sistema. Após o preenchimento do formulário, a vaga será devidamente divulgada no site do Espaço da Oportunidade.

Fernanda Torres ganha Globo de Ouro por atuação em Ainda Estou Aqui

O cinema brasileiro vive um momento histórico. A atriz Fernanda Torres recebeu nesta segunda-feira (06), em Los Angeles, nos Estados Unidos, o prêmio Globo de Ouro de melhor atriz na categoria Drama. A premiação, entregue pela primeira vez a uma brasileira, é um reconhecimento ao trabalho de Fernanda no filme Ainda Estou Aqui. Na produção, ela interpreta a advogada Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, deputado federal assassinado pela ditadura militar em 1971. Fernanda concorria com grandes estrelas de Hollywood como Nicole Kidman, Angelina Jolie, Tilda Swinton, Pamela Anderson e Kate Winslet. Há 25 anos, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, disputou a mesma categoria pela atuação em Central do Brasil. Ela não venceu, mas o filme ganhou o Globo de Ouro na categoria melhor filme estrangeiro. “Isso é uma prova que a arte dura na vida, até durante momentos difíceis pelos quais a Eunice Paiva passou e com tanto problema hoje em dia no mundo. Esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos como esses. Então, para a minha mãe, para a minha família, para os meus filhos e para todos, muito obrigada ao Golden Globes”, disse Fernanda, ainda durante o discurso de agradecimento. Tanto Ainda Estou Aqui como Central do Brasil foram dirigidos pelo cineasta Walter Salles. Este ano, na categoria de melhor filme estrangeiro, o Globo de Ouro ficou com a produção francesa Emilia Pérez.

Prefeitura de Campos nega aumentos de IPTU e taxa de Serviço de Iluminação

A Secretaria Municipal de Fazenda de Campos, por meio do Secretário Carlos Roberto Júnior, desmente as notícias de que “houve aumento” do IPTU 2025, assim também como da contribuição sobre o serviço de iluminação pública (COSIP), esclarecendo ainda que a atualização dos valores se dá conforme a inflação dos últimos 12 meses, medida pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. “Não houve aumento do imposto. O que aconteceu foi a atualização, que foi de 4,47%”, disse. O secretário explica que todos os tributos municipais que são indexados ao valor da UFICA, são reajustados anualmente, feita a correção por conta da inflação, que nos últimos 12 meses, segundo o IBGE, foi de 4,47%. “Então, acontece em Campos, acontece nos municípios vizinhos e acontece no Brasil inteiro”, acrescenta, Ele lembra, ainda, que quem estiver em dia e pagar seu imposto até o dia 20 de janeiro, terá 10% de desconto. Quem não estiver em dia terá a oportunidade de pagar com um desconto de 7%, que ainda é superior à inflação. Por fim, informa que a secretaria de Fazenda permanece à disposição para atendimento, eventuais esclarecimentos e a partir do dia 10 de janeiro, disponibilizará as guias para recolhimento do IPTU 2025.

plugins premium WordPress