Professora de Campos usa a música como instrumento na alfabetização
A música como instrumento transformador e agente de mudanças no processo de ensino-aprendizagem. É dessa forma que a professora Ester Souza de Azevedo Alonso tem utilizado sons, rimas e ritmo para auxiliar alunos do 1º ano da Escola Municipal Ciep Custódio Siqueira, em Campos, para o desenvolvimento da leitura e escrita. A professora explica que a música no processo alfabetizador é uma ferramenta que potencializa e amplia as possibilidades de aprendizagem por conta das abordagens sonoras que se aproximam muito do universo da leitura e da escrita, como fonema e grafema. Ela ressalta que não usa a música apenas como ferramenta, mas também aplica e estimula conceitos e parâmetros musicais nas aulas. “Cantamos, tocamos com instrumentos, ouvimos e apreciamos diversos artistas, além de fazermos conexões com outras áreas da arte. Todo o meu caminho na vida, desde a infância, fui estimulada num mundo criativo e musical. Por conta da igreja, acompanhando meus pais nos trabalhos que desenvolviam com crianças, a criatividade sempre foi um recurso. Minha mãe me matriculou cedo na aula de música, fiz teclado por muito tempo, toquei em orquestra, mas ser professora era muito mais forte do que musicista. Quando surgiu a Licenciatura em Música no IFF Guarus, aproveitei a oportunidade para crescer como professora e com uma maior inserção da música”, contou Ester. Ela disse que sempre trabalhou com criatividade, suprindo e adaptando recursos, com música, mesmo antes da faculdade. “Estou cada vez melhor, porque estou sempre inserindo novos repertórios na alfabetização e criando em cima das minhas pesquisas e práticas, remodelando e ajustando”, comentou. Para a professora, inserir a música na sala de aula e no processo de alfabetização transforma o ambiente de aprendizagem, torna-o único, encantador e amplia as possibilidades, estimulando e fornecendo apoio para o aluno com dificuldade de aprendizagem, e para o estudante sem dificuldade é um universo de exploração, criação e muitas descobertas. “Um aluno criativo não sabe somente a resposta, ele sabe formular a pergunta. Como é bom, assistir os meus alunos numa aula de matemática, criando um problema a partir de uma sentença pré-definida. Eu sou realmente privilegiada por estar conseguindo associar meus conhecimentos musicais ao universo da alfabetização”, concluiu Ester.
Paciente transplantado infectado por HIV é internado no Rio
Um dos pacientes infectados por HIV depois de transplante de órgão no Rio de Janeiro foi internado neste domingo (20). Ele é um dos seis transplantados que se infectaram com o vírus causador da Aids após um erro laboratorial não ter acusado a presença do HIV nos órgãos. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio, o paciente acionou a linha de emergência exclusiva para atendimento aos pacientes transplantados que receberam órgãos infectados com HIV. Ele foi encaminhado ao Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz, onde foi internado. Ainda segundo a secretaria, além do atendimento emergencial, o protocolo também inclui acompanhamento ambulatorial e psicológico para os pacientes e seus parentes no Hospital Universitário Pedro Ernesto. “Uma junta de especialistas também foi montada e estará à disposição permanente dos médicos que já acompanhavam esses pacientes para discussões e aconselhamento técnico”, informa nota da secretaria. O exame laboratorial que resultou no laudo equivocado e na consequente liberação dos órgãos infectados para transplante foi feito no laboratório Saleme (PCS Labs). A unidade diagnóstica privada tinha contrato com o governo do estado para realizar análises clínicas para as unidades da rede estadual de saúde, o que inclui os serviços de transplante. A polícia investiga negligência no controle de qualidade do PCS Labs e prendeu suspeitos de terem responsabilidade no caso.
Aeroporto de Porto Alegre reabre cinco meses após enchentes
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), reabriu nesta segunda-feira (21/10), após cinco meses fechado devido aos estragos causados pelas enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul em maio deste ano. As operações de pousos e decolagens estão sendo retomadas de forma gradual. O primeiro voo comercial a pousar na pista do Salgado Filho foi de uma aeronave da companhia aérea Azul vinda do terminal de Viracopos, em Campinas (SP). O airbus A320, com o voo 2603, decolou de Campinas às 6h36min e chegou à capital gaúcha às 8h06. O retorno das atividades interrompidas desde 3 de maio se deu após a conclusão da fase 2 das obras de reabilitação do aeroporto de Porto Alegre. A segunda etapa contou com limpeza e inspeção das placas, remoção de detritos e recomposição das camadas de asfalto em um trecho de 1.400 m da pista de pouso e decolagem. Também foram restaurados o sistema de bagagem da área internacional e doméstica, escadas rolantes, elevadores, equipamentos de raio-X e toda a área pública do piso 1. Por fim, foram refeitas a sinalização horizontal, as luzes de balizamento e a recuperação parcial de várias subestações de energia. A Fraport Brasil, responsável pela administração do aeroporto, informou que foram “mais de 1.200 pessoas atuando 24 horas por dia para a recuperação do aeródromo, atendendo todas as normas de segurança da aviação dentro do cronograma apresentado e acordado com o governo federal”.
Lula cancela ida ao Brics na Rússia após sofrer acidente doméstico
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua ida à Kazan, na Rússia, para participar da 16ª Cúpula de líderes do Brics. O presidente sofreu uma queda nesse sábado (19) em que bateu a cabeça, levando cinco pontos. A avaliação da equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, de Brasília, que atendeu o presidente recomendou, por precaução, evitar viagens de longa distância. Conforme o boletim médico do hospital, o acidente não foi grave e o presidente “pode exercer suas demais atividades”. Lula sofreu um “ferimento corto-contuso em região occipital”. Aos cuidados dos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, o presidente foi orientado “a evitar viagens aéreas de longa distância, podendo exercer suas demais atividades”. O presidente segue sob acompanhamento da equipe médica e está no Palácio da Alvorada. O embarque para a Rússia seria hoje (20), às 17h. Sua participação será agora feita por videoconferência, informou a Presidência da República. Brics Será o primeiro encontro com os novos países-membros do bloco desde a admissão da Arábia Saudita, Egito, Irã, Etiópia e Emirados Árabes. A cúpula vai de 22 a 24 de outubro. Apesar de não ter uma pauta específica, o embaixador Eduardo Paes Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty, disse que o tema principal do encontro deve ser a criação de um modelo de adesão aos Brics por parte dos chamados “países parceiros”. Uma categoria de participação sem as mesmas prerrogativas dos países-membros, com direitos plenos. “É nisso que é consumido o nosso trabalho neste semestre, quais são os critérios para essa modalidade, e há uma expectativa de que, aprovada essa modalidade, possa ser feito um anúncio dos países que seriam convidados para integrar essa categoria”, disse Saboia. Entre os outros temas que deverão ser abordados no encontro estão a crise do Oriente Médio, operação política e financeira dentro do bloco, além da análise dos relatórios do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) – comandado pela ex-presidente Dilma Rousseff -, do Conselho Empresarial do Brics e da Aliança Empresarial das Mulheres. O governo russo informou que 32 países confirmaram presença no evento, com a presença de 24 líderes de Estado. Dos dez países-membros do bloco, oito contarão com seus representantes máximos, com a exceção agora do presidente do Brasil e da Arábia Saudita, que enviará seu ministro de Relações Exteriores. No encontro, deve ser anunciada também uma declaração cujo teor é o fortalecimento do multilateralismo para um “desenvolvimento global justo e seguro”. A partir do próximo ano, o Brasil assumirá a presidência do Brics, que tem comando rotativo pro tempore com mandatos de um ano.