Cirurgia inovadora no HFM, em Campos, devolve qualidade de vida a paciente com sequelas de queimadura
Nesta semana foi realizado, no Centro Cirúrgico do Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, um procedimento inovador. A cirurgia foi conduzida pelo renomado cirurgião plástico, Olympio Pessanha, especialista em queimaduras e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), que veio à cidade especialmente para realizar a operação. A paciente, que terá o nome preservado, atendida no Centro de Atendimento Especializado em Queimaduras (CAEQ) do HFM, havia sofrido uma grave queimadura em 2022, deixando-a com uma brida cervical que comprometia a mobilidade do pescoço. A cirurgia consistiu na liberação dessa brida, seguida da aplicação de uma “Matriz Dérmica”, uma pele artificial de alta tecnologia que oferece uma qualidade superior de cicatrização. Esse avanço possibilitará que a paciente, que durante anos conviveu com a dificuldade de movimentar o pescoço e realizar atividades cotidianas, tenha uma vida melhor. “O sucesso dessa cirurgia é extremamente gratificante, não só pela recuperação da paciente, mas pelo avanço que traz para a medicina local. A Matriz Dérmica oferece uma cicatrização com resultados estéticos e funcionais muito superiores aos métodos tradicionais”, declarou o médico e chefe do CAEQ, Tércio Abreu de Fonseca. A cirurgia, que durou cerca de duas horas e meia, envolveu uma equipe multidisciplinar de cirurgiões e enfermeiros e foi considerada um sucesso. A paciente passou por um período de observação no CTI por precaução e foi transferida para a enfermaria na quarta-feira (25). Em breve, ela poderá retomar as atividades cotidianas com uma qualidade de vida muito melhor do que antes.
Assaltante é preso por agredir e roubar idoso no Centro de Campos
Um jovem de 22 anos foi preso na madrugada desta quinta-feira (26) após agredir e roubar um idoso de 66, na Avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão), no Centro de Campos. O assaltante roubou R$ 340 e as chaves do apartamento da vítima. Os policiais do programa Segurança Presente tiveram acesso às imagens de câmera de segurança e conseguiram encontrar o criminoso depois de levantamentos. Ele foi localizado perto do Jardim São Benedito, também na área central. Com o suspeito, foi recuperada uma parte dos pertences do idoso. A vítima sofreu lesões na cabeça, mas não precisou ser hospitalizada. O preso foi levado para a 134ª Delegacia de Polícia (Centro). Ele já possuía anotações criminais por posse e uso de arma de fogo, tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas, furto e roubo.
Inmet emite alerta laranja para onda de calor no RJ e em outros estados
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para onda de calor para dez estados e o Distrito Federal. Nesses locais, a temperatura registrada está 5° acima da média. Serão afetados pelo forte calor, além do Distrito Federal, os estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, além do norte do Rio Grande do Sul. Baixa umidade O Inmet também divulgou alerta laranja para baixa umidade. Estão incluídas no alerta as regiões Centro-Oeste, parte dos estados do Nordeste (com exceção de Alagoas e Sergipe), nos municípios mais afastados do litoral, além de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Nesses locais, a umidade relativa do ar deve variar de 20% e 12%. Há risco de incêndios florestais e à saúde da população, com ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite ideal da umidade relativa do ar é em torno de 60%. O Inmet orienta a população a beber mais líquido e evitar tanto atividades físicas quanto a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratante de pele e umidifiquem os ambientes.