Ministério Público cobra respostas sobre incêndios em municípios do Norte Fluminense
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) instaurou, nesta quinta-feira (19/09), procedimentos administrativos para obter informações sobre os planos de prevenção e combate a incêndios florestais nos municípios de Macaé, Casimiro de Abreu e Conceição de Macabu. Diversos órgãos foram acionados e têm cinco dias para responder aos ofícios. De acordo com os ofícios expedidos, segundo orientações do GTT Ambiental, as Defesas Civis de cada um dos municípios citados devem informar se existe um plano de operação para incêndios florestais que envolva o Corpo de Bombeiros (CBMERJ), o INEA, gestores de unidades de conservação, a concessionária Arteris Fluminense, o DER e a Cedae. Também foi solicitado que esclareça se os eventos têm sido comunicados ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). O CBMERJ foi solicitado a enviar os registros de incêndios florestais ocorridos nos últimos três meses e a remeter os respectivos planos de operação, enquanto o INEA deve informar se possui planos de contingência em suas unidades de conservação e se propriedades notificadas pelo programa Fumaça Zero deixaram de cumprir as advertências. Além disso, deve fornecer dados sobre a investigação das causas dos incêndios. A Cedae foi oficiada para informar se possui planos de ação voltados à segurança hídrica em casos de incêndios florestais, detalhando o impacto no abastecimento de água e no combate ao fogo nos municípios. Nos próximos dias, as respostas das instituições serão analisadas para identificar lacunas nas estratégias de prevenção e combate aos incêndios. Dependendo das informações recebidas, o MPRJ poderá adotar novas medidas para fortalecer a atuação das autoridades na proteção das áreas de vegetação nativa e responsabilizar possíveis infratores por danos ao meio ambiente.
Suspeito de matar jovem sufocada em Campos é preso
Um homem de 46 anos foi preso nesta quinta-feira (19) por suspeita de matar uma mulher de 19 anos no distrito de Travessão, em Campos. De acordo com a Polícia Civil, ele estava foragido desde 2021, por suspeita de ter matado uma mulher sufocada. Ainda segundo a polícia, o foragido foi encontrado depois de uma denúncia que indicou que ele estava escondido no bairro Trindade, em Quissamã. O suspeito tentou fugir pela janela dos fundos da casa, mas foi alcançado e preso. Ele foi levado para a Delegacia de Quissamã. Ainda segundo a polícia, na época do crime, Crislayne Viweira Botazini, de 19 anos, foi encontrada morta com uma sacola na boca e marcas de violência pelo corpo.
Tempo volta a esquentar no Sudeste a partir desta quinta
Depois de dias com temperaturas mais amenas no Sudeste, volta a esquentar a partir desta quinta-feira (19). As máximas devem subir gradualmente entre quinta e sexta, mas o calor deve ser interrompido por uma frente fria que se forma no Sul. Segundo Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, apesar da alta das temperaturas prevista, o país não deve enfrentar outro bloqueio atmosférico nos próximos dias. Os bloqueios atmosféricos são sistemas de alta pressão que nos favorecem o aumento das temperaturas e impedem a formação de grandes nuvens de chuva. Além disso, dificultam o avanço de frentes frias pelo interior do país. São os causadores das chamadas ondas de calor. A frente fria que vem do Sul deve ter força para amenizar o calor no Sudeste no sábado (21). Já no domingo, ela perde força e volta a esquentar em toda a região. Com o retorno do tempo seco e quente, a qualidade do ar pode voltar a piorar em alguns locais do Sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro.