Operários são soterrados durante obra em Campos
Dois operários de 39 e 45 anos ficaram feridos em um acidente de trabalho registrado na tarde desta segunda-feira (2) no Parque Santa Edwirges, em Campos. Eles ficaram soterrados depois que o chão cedeu durante uma obra do Bairro Legal. As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e levadas para o Hospital Ferreira Machado, onde seguem internadas. O acidente aconteceu enquanto os trabalhadores realizavam a colocação de uma manilha de águas pluviais. A Prefeitura de Campos emitiu uma nota sobre o acidente: “O acidente nas obras de saneamento no bairro Santa Edwirges ocorreu na tarde desta segunda-feira (2), durante o assentamento de manilhas por um braço mecânico e posicionamento das mesmas na vala com o auxílio de trabalhadores. Os dois operários da Construtora Imbeg, empresa que executa a obra, realizavam este trabalho quando uma manilha tocou na lateral da vala e fez desprender um volume de terra que pressionou, da cintura para baixo, o funcionário de 49. Outro funcionário, de 39 anos, sofreu apenas escoriações. Um encarregado da construtora acionou a base do Corpo de Bombeiros no Distrito Industrial (Codin), que funciona a poucos metros da obra, para o socorro. Os dois trabalhadores foram socorridos para o Hospital Ferreira Machado (HFM). O paciente de 39 anos fez tomografia, foi atendido no politrauma, medicado e liberado. O outro trabalhador teve fratura de bacia e clavícula. Ele foi submetido a exames e está passando por cirurgia. A Secretaria de Obras e Infraestrutura informa que realiza a fiscalização e verificação da disponibilização de equipamentos de proteção individual em todas as obras desenvolvidas pelo município. A causa do acidente, relatado pela empresa que executa os serviços, será averiguada”.
Setembro começa com forte calor, mas também deve ter frente fria
Essa semana será marcada por uma nova onda de calor que deve elevar as temperaturas em boa parte do Centro-Sul do país. Há previsão de mais de 40ºC em parte do Centro-Oeste. Mas depois do calorão, que deve ser intenso (veja mais abaixo), uma forte frente fria deve avançar perto do final do mês, no dia 19. De acordo com a Climatempo, o ar frio deve movimentar um pouco a atmosfera, reduzindo as temperaturas em alguns estados Mas até lá, o calor ainda vai ser predominante. A partir deste primeira semana de setembro, uma nova massa de ar quente e seco vai se estabelecer no Brasil, dando início a uma onda de calor já nesta segunda-feira (2). Ainda segundo o serviço de meteorologia, os atuais modelos meteorológicos sugerem que essa onda de calor pode ser mais prolongada, com temperaturas elevadas até meados da segunda quinzena do próximo mês em algumas regiões do país. Por causa do fenômeno, a Climatempo diz que a umidade do ar ainda pode atingir valores de emergência – abaixo dos 12% – em muitas cidades do sul de Mato Grosso, interior de São Paulo, Triângulo de Minas, centro-norte, nordeste de Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. Com o tempo seco e a atmosfera estagnada, a concentração de poluentes também tende a aumentar, o que deve prejudicar significativamente a qualidade do ar nos próximos dias.
Brasil tem mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue este ano
De janeiro a agosto deste ano, o Brasil registrou 6.500.835 casos prováveis de dengue. Dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde contabilizam ainda 5.244 mortes confirmadas e 1.985 em investigação para a doença. O coeficiente de incidência da dengue no país, neste momento, é de 3.201,4 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Os números mostram que 55% dos casos de dengue foram identificados entre mulheres e 45% entre homens. As faixas etárias que mais contabilizaram infecções pela doença são de 20 a 29 anos; de 30 a 39 anos; e de 40 a 49 anos. Já os grupos menos atingidos são crianças com menos de 1 ano; idosos com 80 anos ou mais; e crianças de 1 a 4 anos. São Paulo lidera o ranking de estados que registraram maior número de dengue grave ou com sinais de alarme este ano, com um total de 24.825 casos. Em seguida aparecem Minas Gerais (15.101), Paraná (13.535) e Distrito Federal (10.212). Já os estados com menos casos graves ou com sinais de alarme são Roraima (3), Acre (11), Rondônia (33) e Sergipe (62).
Idosa morta e sete feridos em acidentes na BR-356, em SJB
Dois acidentes foram registrados na noite desse domingo (1º) na BR-356, em São João da Barra, e deixaram uma pessoa morta e outras sete feridas. Cinco veículos estiveram envolvidos nas duas colisões. O primeiro acidente envolveu três carros, sendo que um deles capotou. O segundo acidente envolveu dois carros. Todas as oito vítimas foram levadas para hospitais da região, sendo que Nilma Gonçalves Penha Maia, de 65 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital Ferreira Machado, em Campos. A moradora do bairro Água Santa teve o corpo removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos. Segundo os hospitais, as outras vítimas não correm risco de morte.