Campos: pesquisa aponta vitória de Wladimir Garotinho no primeiro turno das eleições

Nesta terça-feira (27), uma pesquisa da Real Big Time Data foi divulgada e aponta as intenções de voto do eleitor para o cargo de prefeito de Campos. O levantamento aponta uma vitória de Wladimir Garotinho ainda no primeiro turno, de acordo com a expectativa de votos. Cabe destacar que a pesquisa foi feita com mil pessoas, entre os dias 23 e 24 de agosto. Na pesquisa, o filho de Anthony Garotinho aparece na liderança com 63% das intenções de votos, seguido por Delegada Madeleine (15%) e Jefferson Manhães (4%). Depois, os candidatos Dr Buchaul, Thuin, Pastor Fernando e Fabrício Lírio aparecem com 1% cada na pesquisa. A eleição só terá segundo turno se o candidato mais votado receber menos de 50% da quantidade total de votos. Ainda segundo os dados, a quantidade de votos nulos e brancos soma 8%. Outros 6% dos entrevistados não sabem ou não responderam a pesquisa. O levantamento do Real Big Time Data foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº RJ05977/2024. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

IFF com 109 vagas em Cursos Técnicos para Campos, São João da Barra e Quissamã

O Instituto Federal Fluminense oferta 109 vagas para o 2º semestre letivo de 2024 em Cursos Técnicos Concomitantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço eletrônico inscricoes.iff.edu.br, até o dia 02 de setembro, ou, presencialmente nos campi ofertantes: Campos Centro, Quissamã e São João da Barra. Podem se candidatar aqueles que tenham concluído o Ensino Médio, ou que, no momento da matrícula, estejam cursando, no mínimo, o 2º ano do Ensino Médio ou de curso equivalente em cursos regulares ou na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As vagas são para os seguintes cursos: Estradas e Telecomunicações, no Campus Campos Centro, turno da noite; Eletromecânica, no Campus Quissamã, turno da noite; e Eletromecânica, no Campus São João da Barra, no turno da tarde. A seleção dos candidatos será realizada por meio de Sorteio Público Eletrônico, transmitido no Canal Oficial do IFF no Youtube, IFFTube, no dia 05 de setembro, às 11h.

ONU alerta sobre avanço do mar em Atafona

O distrito de Atafona, em São João da Barra, está entre as regiões que causam preocupação nas Nações Unidas (ONU). O secretário-geral da instituição, António Guterres, emitiu um alerta mundial por causa da rápida elevação do Oceano Pacífico. O relatório apontou também que outra cidade brasileira que será severamente atingida é a capital do Rio de Janeiro. O estudo divulgado nesta terça mostra que o nível dos mares subiu 15 centímetros nos últimos 30 anos em algumas partes do Pacífico. Nas duas cidades, o aumento foi de 13 centímetros no mesmo período, mas, a má notícia fica para o futuro: em ambas o aumento esperado até 2050 é de até 21 centímetros, sendo 16 centímetros em média. — Em todo o mundo, o aumento do nível do mar tem um poder incomparável de causar estragos nas cidades costeiras e devastar economias litorâneas. Os líderes globais precisam agir: reduzir drasticamente as emissões globais; liderar uma transição rápida e justa para o fim dos combustíveis fósseis; e aumentar massivamente os investimentos em adaptação climática para proteger as pessoas dos riscos presentes e futuros — disse o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres. De acordo com pesquisas, o aumento do nível do mar é consequência do aumento das temperaturas, que causa o derretimento das calotas polares. À medida que o aquecimento aumenta e o gelo derrete, o mar sobe de nível.

Eleições 2024: eleitores jovens aumentam 78% em relação a 2020

O número de jovens de 16 e 17 anos que fizeram o cadastro eleitoral e estão aptos a votar nas eleições municipais de outubro saltou 78% em comparação com o pleito municipal anterior, de 2020. Agora, há 1.836.081 eleitores nessa faixa etária, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nas eleições municipais de 2020, haviam se alistado 1.030.563 eleitores adolescentes, que não têm a obrigação de votar. No Brasil, o voto é obrigatório somente entre os 18 e os 70 anos, conforme a Constituição. O crescimento dessa faixa etária superou em muito o do eleitorado em geral, que subiu 5,4% de um pleito municipal a outro. Com isso, eles agora chegam a 1,17% de todo o eleitorado brasileiro, que soma mais de 155,9 milhões de votantes. A faixa etária com maior eleitorado é a de 45 a 59 anos, que soma 38.883.736 eleitores. Nas eleições gerais de 2022, os adolescentes haviam comparecido em número ainda maior, com o alistamento 2,1 milhões (51,13% acima de 2018). O TSE, contudo, evita fazer a comparação entre os dois tipos de eleição, pois há localidades que não participam das eleições municipais, como é o caso de Brasília, Fernando de Noronha e das seções eleitorais no exterior. Já na outra ponta do eleitorado, 15,2 milhões de eleitores acima dos 70 anos estão aptos a votar neste ano, 9,76% do eleitorado total. O número é 23% maior que em 2020, quando eram 12,3 milhões. Somando-se aos jovens, totalizam 20,5 milhões de brasileiras e brasileiros que podem escolher se votarão nas eleições de 2024.

plugins premium WordPress