Frente fria derruba temperaturas neste final de semana no estado do Rio
O estado do Rio de Janeiro terá as temperaturas reduzidas neste final de semana por causa da passagem de uma frente fria. Com isso, a cidade do Rio pode ter o dia mais gelado do ano, com previsão de máxima de 19. No domingo, o destaque é para a mínima, que pode cair até 12 graus. Se atingidas as marcas, serão das temperaturas mais baixas, em levantamento da Climatempo. A sexta-feira começou nublada em parte da capital, com aumento das nuvens ao longo da manhã em alguns bairros, enquanto em outros o sol ganhou força. As pancadas de chuva, que podem variar entre fraca e moderada, estão previstas para os períodos da tarde e da noite. Segundo a Climatempo, a máxima ainda pode chegar a 29 graus, o que muda a partir de sábado. O fim de semana promete ser gelado, de acordo com a Climatempo. A frente fria vai derrubar os termômetros, com queda de 10 graus. O sábado terá tempo instável, o que não acontece a partir de domingo. A formação de um ciclone marítimo no sul vai voltar a baixar a temperatura a partir de segunda-feira, mas sem provocar chuva. A previsão é a mesma para todo o estado do Rio de Janeiro. Na capital, no sábado, a temperatura mais alta não deve ultrapassar 19 graus, o que pode ser um dos dias mais frios. A menor temperatura máxima do ano registrada até agora foi de 21,1 graus em 1º de julho. A última vez que o Rio teve uma máxima menor ou igual a 19 graus foi em 19 de julho de 2017, com 18,4 graus, num levantamento da Climatempo. Já a menor mínima do ano deve ocorrer no domingo, com 12 graus. Há possibilidade de acabar batendo o recorde atual de mínima é de 11,9 graus, registrado em 20 de julho. — Vamos ter uma importante frente fria continental, a primeira importante de agosto. Nas próximas horas deve chegar ao estado do Rio. E ela vai puxar uma forte massa de ar polar, o que vai acarretar queda das temperaturas no estado nos próximos dias. E uma chuvinha, nessa sexta-feira e na madrugada e na manhã de sábado também. Depois, o tempo vai ficar estável, com destaque para o frio. Na segunda-feira, deve ter um ciclone marítimo se formando pelo sul, o que vai ajudar nesse aporte de frio a partir de terça. Será um início de semana bem gelado, com característica de tempo frio predominando — explica o meteorologista da Climatempo Guilherme Borges.
Avião com 62 pessoas a bordo cai em São Paulo
Um avião com 58 passageiros e quatro tripulantes caiu na região do bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira (9). Segundo a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, trata-se de um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72, que saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). Ainda não há informações de vítimas. “A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo”, informou a Voepass. A Força Aérea Brasileira informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Cenipa, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a “Ação Inicial da ocorrência”. Segundo o governo de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), “está retornando para o estado de São Paulo e vai para o município de Vinhedo acompanhar os trabalhos das equipes”. A Polícia Militar informou que recebeu o chamado às 13h28 na rua João Edueta, próximo a rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324), e enviou equipes ao local. Segundo a Prefeitura de Vinhedo, o avião caiu no condomínio residencial Recanto Florido. Hospitais de Vinhedo e Valinhos (SP), cidade vizinha, estão sendo mobilizados para receber possíveis feridos. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar estão atendendo a ocorrência no local.
Motociclista cai no Rio Paraíba, em Campos, após acidente em ponte
Um motociclista caiu no Rio Paraíba do Sul, em Campos, depois de se envolver em um acidente com um caminhão na Ponte Alair Ferreira. A moto foi parar debaixo do outro veículo, mas o homem foi arremessado. A vítima de 41 anos foi retirada da água e socorirda pelo Corpo de Bombeiros. O motociclista sofreu ferimentos leves e foi levado para o Hospital Ferreira Machado, onde foi medicado e está em estado estável. Ele estava sozinho na motocicleta. No caminhão, ninguém ficou ferido. O trânsito ficou lento na região, mas já está normalizado.
Operações identificam fraudes de energia em estabelecimentos de Campos e Itaperuna
Em duas operações para combater irregularidades no consumo de energia, realizadas em parceria com a Polícia Civil entre a última terça-feira (6) e quinta-feira (8), a Enel identificou furto e fraude no medidor em três estabelecimentos: dois em Campos dos Goytacazes e um em Itaperuna. Ontem e hoje, ligações diretas na rede da distribuidora foram removidas em um bar e depósito de bebidas, além de uma clínica estética de Campos. No bar, os técnicos identificaram cabos furtados e fraude no medidor de energia, fato também constatado em uma drogaria de Itaperuna na terça-feira. A responsável pela clínica estética foi presa em flagrante por agentes da Polícia. Já os casos da drogaria e do bar foram registrados nas DPs de cada município. Furtar energia é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. Quem faz “gato” de energia também está sujeito a pagar os valores de consumo correspondentes ao período em que ocorreu a irregularidade. Além disso, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar ainda curtos-circuitos e sobrecargas na rede, bem como ocasionar interrupções no fornecimento de energia.