Febre do Oropouche: entenda o que é a doença que preocupa o Brasil
O Ministério da Saúde define a febre do Oropouche como doença causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus, identificado pela primeira vez no Brasil, em 1960, a partir da amostra de sangue de um bicho-preguiça capturado durante a construção da rodovia Belém-Brasília. Desde então, casos isolados e surtos foram relatados no país, sobretudo na região amazônica, considerada endêmica. Em 2024, entretanto, a doença passou a preocupar autoridades sanitárias brasileiras. Até o início de julho, mais de 7 mil casos haviam sido confirmados no país, com transmissão autóctone em pelo menos 16 unidades federativas. Esta semana, São Paulo confirmou os primeiros casos no interior do estado. A transmissão acontece principalmente por meio do vetor Culicoides paraensis, conhecido popularmente como maruim ou mosquito-pólvora. No ciclo silvestre, bichos-preguiça e primatas não-humanos (e possivelmente aves silvestres e roedores) atuam como hospedeiros. Há registros de isolamento do vírus em outras espécies de insetos, como Coquillettidia venezuelensis e Aedes serratus. Já no ciclo urbano, os humanos são os principais hospedeiros. Nesse cenário, o mosquito Culex quinquefasciatus, popularmente conhecido como pernilongo e comumente encontrado em ambientes urbanos, também pode transmitir o vírus. Sintomas Os sintomas da febre do Oropouche, de acordo com o ministério, são parecidos com os da dengue e incluem dor de cabeça intensa, dor muscular, náusea e diarreia. “Nesse sentido, é importante que profissionais da área de vigilância em saúde sejam capazes de diferenciar essas doenças por meio de aspectos clínicos, epidemiológicos e laboratoriais e orientar as ações de prevenção e controle”, alerta a pasta. O quadro clínico agudo, segundo a pasta, evolui com febre de início súbito, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor muscular) e artralgia (dor articular). Outros sintomas como tontura, dor retro-ocular, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos também são relatados. Casos com acometimento do sistema nervoso central (como meningite asséptica e meningoencefalite), especialmente em pacientes imunocomprometidos, e com manifestações hemorrágicas (petéquias, epistaxe, gengivorragia) podem ocorrer. Ainda de acordo com o ministério, parte dos pacientes (estudos relatam até 60%) pode apresentar recidiva, com manifestação dos mesmos sintomas ou apenas febre, cefaleia e mialgia após uma ou duas semanas a partir das manifestações iniciais. “Os sintomas duram de dois a sete dias, com evolução benigna e sem sequelas, mesmo nos casos mais graves”. Mortes inéditas
Judoca Beatriz Souza conquista o primeiro ouro brasileiro nas Olimpíadas
O esporte brasileiro conquistou a primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, com a vitória de Beatriz Souza sobre a israelense Raz Hershko na final da categoria +78kg feminino. A vitória foi desenhada logo nos primeiros 30 segundos de luta, quando a brasileira conseguiu um wazari ao derrubar a israelense, em meio a uma tentativa de aplicar um o-soto-gari – varrida por fora da perna da adversária, empurrando-a contra o pé. Com a queda da israelense, a brasileira abriu a pontuação. Com duas advertências por falta de iniciativa, o combate continuou com a israelense quase aplicando um golpe que poderia igualar o placar, mas Beatriz soube se desvencilhar, evitando tocar o solo com sua lateral ou as costas. A brasileira, então, se manteve concentrada, administrando a vantagem, com a israelense já demonstrando cansaço. A vitória colocou o Brasil na 18ª posição no quadro geral, com uma medalha de ouro, três de prata e três de bronze.
Com feriado na terça, Campos terá ponto facultativo na segunda
Com o feriado municipal do Dia do Santíssimo Salvador, celebrado todo dia 6 de agosto, a Prefeitura de Campos informou que haverá ponto facultativo na próxima segunda-feira (2) nas repartições públicas. A publicação foi feita em suplemento do Diário Oficial. O ponto facultativo é válido para os órgãos e entidades integrantes da administração pública municipal direta, autárquica e fundacional. O artigo 2º do decreto 196/2024 prevê que os serviços essenciais, como plantões médico hospitalares, funcionarão normalmente, sem interrupção, durante o ponto facultativo. As Unidades Básicas de Saúde ficam dispensadas do funcionamento.
Com mais de 3 mil vagas, Polícia Militar abre inscrições para concurso em MG
Estão abertas as inscrições do concurso PM MG. Ao todo, a Polícia Militar de Minas Gerais oferece 3.102 vagas para soldados. Os interessados na seleção poderão realizar as suas respectivas candidaturas no portal da própria corporação, até o dia 1º de setembro. Para confirmar a inscrição, será preciso efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$101. Desempregados, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), doadores de sangue ou candidatos que comprovarem não possuir condições financeiras para o pagamento da taxa poderão solicitar a isenção até sexta-feira, 2 de agosto. Para ingressar na carreira de soldado do concurso PM MG, é necessário possuir: idade entre 18 e 30 anos de idade; nível superior em qualquer área; Carteira Nacional de Habilitação válida, no mínimo na categoria “B”; e altura mínima de 1,60m (um metro e sessenta centímetros. Após a formação, já no posto de soldado 2ª classe, a remuneração será de R$4.360,83.