Primeiras notas do Real serão retiradas de circulação

As primeiras notas do Real, lançadas em 1994, serão retiradas de circulação pelo Banco Central. Esta medida visa modernizar o dinheiro em circulação e garantir maior segurança contra falsificações. A substituição ocorrerá de forma gradual, e as notas recolhidas pelos bancos continuarão a ter valor legal por tempo indeterminado. As primeiras notas do Real foram introduzidas em 1994, como parte do Plano Real, que buscava estabilizar a economia brasileira. Com o tempo, essas notas passaram a ser menos eficientes em termos de segurança e durabilidade, o que levou à decisão de retirá-las de circulação. As notas da primeira família do Real possuem características específicas que as diferenciam das séries mais recentes. Alguns elementos a observar incluem o layout, as cores e os detalhes de segurança. Saiba como reconhecer essas cédulas e diferenciá-las das notas da segunda família. Os bancos serão responsáveis por recolher as notas antigas e substituí-las pelas novas. Entenda como será o processo de recolhimento e o que os cidadãos devem fazer para trocar suas cédulas da primeira família.

Homem agride companheira com pauladas e é preso em Campos

Um homem foi preso nesta terça-feira (17) por agredir a companheira no Parque Julião Nogueira, em Campos. A prisão foi feita por policiais da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam). De acordo com a Deam, a vítima relatou ter sido acordada com água no rosto, e que em seguida, ela foi agredida com pauladas e chutes. Ao ser abordado pela polícia, o homem não reagiu e se entregou. A vítima foi levada para o Hospital Ferreira Machado e permanece em observação na unidade. Ela não corre risco de morte.

Veranico: temperaturas vão aumentar a partir desta quinta-feira

Após um início de inverno característico, com duas ondas de frio em sequência, o tempo volta a mudar no Brasil. Nos próximos dias, uma nova massa de ar quente se estabelecerá na faixa central, favorecendo o retorno das temperaturas elevadas. Um novo bloqueio atmosférico está se formando na faixa central do Brasil. Esse sistema contribui para a estabilização de uma massa de ar quente em amplas áreas do país. Assim como em outras ocasiões, o sistema de alta pressão que se estabelece em médios níveis da atmosfera intensifica a circulação do ar de cima para baixo. Esse movimento favorece o aumento das temperaturas e impede a formação de grandes nuvens de chuva, além de bloquear o avanço das frentes frias em direção às regiões centrais do Brasil. O inverno brasileiro é caracterizado por períodos de menor chuva em amplas áreas do Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste. Esse padrão ocorre devido ao fato de o Brasil ser um país majoritariamente tropical, favorecendo a atuação de um tempo mais seco ao longo dessa estação. Esse período de temperaturas elevadas é mais sentido principalmente à tarde, por isso o termo “veranico”. No entanto, é importante frisar que, embora as tardes sejam quentes, as noites e madrugadas continuam geladas devido à menor incidência de radiação solar e ao período mais curto de horas de sol. A elevação das temperaturas começará no dia 18 de julho e se estenderá até o dia 25 de julho. De acordo com o mapa, nas áreas em laranja, a elevação será menor, com temperaturas máximas ficando entre 3ºC a 5ºC mais quentes que o habitual para a época. Nas áreas em vermelho, principalmente no oeste do Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e oeste e norte do Rio Grande do Sul, a elevação das temperaturas será ainda maior, com valores acima de 5ºC e chegando até 7ºC acima da média para o mês de julho.

plugins premium WordPress