CAS anula processo e Gabigol, do Flamengo, volta a ficar suspenso até 2025
O caso Gabigol ganhou mais um capítulo nesta terça-feira: a Corte Arbitral do Esporte (CAS) anulou o processo do atacante por falha na intimação à União Federal, fazendo com que o julgamento precise ser reiniciado. Com isso, o efeito suspensivo obtido anteriormente está anulado, e o jogador volta a ficar suspenso até abril de 2025. Em 25 de março, o atacante do Flamengo pegou dois anos de suspensão por tentativa de fraude em exame antidoping, em julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD). Por previsão do regulamento antidopagem, a pena começou a valer em 8 de abril de 2023, quando foi realizada a coleta de exames no CT, ainda que o jogador estivesse em atividade no último ano. Portanto, ele está impedido de jogar até abril de 2025. Pouco mais de um mês depois, em 30 de abril, a defesa do atleta conseguiu o efeito suspensivo no CAS. O julgamento presencial do jogador, na Suíça, foi adiado em junho por um pedido da União Federal, que é parte do processo e alegou que não foi devidamente notificada e, por isso, não indicou um árbitro para o julgamento. O órgão federal solicitou o adiamento do julgamento, e o CAS acatou. Agora, para dar continuidade ao caso, o CAS anulou o processo como um todo e, consequentemente, Gabigol perdeu o efeito suspensivo. Para voltar a ter condição de jogo, a defesa do atacante entrará com um novo pedido. E, na sequência, ocorrerá o novo julgamento. O julgamento no CAS funciona da seguinte forma: três árbitros participam do julgamento da peça: um indicado pela defesa de Gabigol, outro indicado pela ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, órgão da União) e outro pelo CAS, que é considerado o presidente da mesa. Fonte: Globoesporte
WhatsApp agora permite ‘favoritar’ os contatos. Veja como funciona!
O WhatsApp anunciou nesta terça-feira (16) que os usuários já podem “favoritar” os seus principais contatos no aplicativo de mensagens. O recurso, também disponível para ligações, começa a ser disponibilizado hoje e estará disponível para todo mundo “nas próximas semanas” (veja abaixo como configurar). Com a atualização, no topo do app, aparecerá a opção “Favoritos”, que estará ao lado de outros filtros, como “Todas”, “Não lidas” e “Grupos”. A empresa afirma que a novidade, que é diferente da opção de fixar chats, possibilita encontrar rapidamente pessoas e grupos na aba exclusiva para eles. “Seu melhor amigo ou o grupo da família, sejam quais forem seus “favoritos”, eles serão os mesmos nas suas conversas e ligações, assim você pode ligar rapidamente para eles usando também a aba Ligações”, disse a empresa. Como favoritar contatos no WhatsApp Para mensagens, abra o WhatsApp e, no topo do app, selecione o filtro “Favoritos” e coloque aqueles contatos que devem ser “favoritados”; Para ligações, vá à aba “Ligações”, toque em “Adicionar favorito” e, por fim, selecione os contatos que deverão aparecer no topo do app. Segundo a empresa, também é possível administrar seus favoritos acessando “Configurações” > “Favoritos” > “Adicionar aos favoritos”.
Morre Jorge Goyta, torcedor icônico do Goytacaz, e clube emite nota
Jorge Luiz Souza Gomes, conhecido como Jorge Goyta, morreu na tarde desta terça-feira (16) em Campos. O torcedor do Goytacaz era conhecido por sempre marcar presença nos jogos do clube de coração. Jorge Goyta também fazia brincadeiras pelas ruas de Campos, usando um apito e gritando: “Goyta”. As causas da morte não foram reveladas. O sepultamento e o velório serão reservados para os amigos e para a família. Por meio das redes sociais, o Goytacaz lamentou a morte: “O Goytacaz Futebol Clube lamenta o falecimento de Jorge Goyta, um torcedor folclório e apaixonado pelo clube. Sua paixão pelas cores alvianis e sua presença marcante nas arquibancadas do Aryzão sempre serão lembradas. Que sua memória permaneça viva entre os torcedores, amigos, familiares e que ele descanse em paz”, diz a note do clube.
Concurso TSE Unificado: data de realização das provas é alterada
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alterou a data de realização das provas do concurso público unificado da Justiça Eleitoral. Antes previstas para 22 de setembro, as avaliações agora foram remarcadas para 8 de dezembro. Segundo o TSE, a “mudança de data tem o objetivo dar maior segurança aos candidatos e prazo para a preparação para as provas”. A ideia é ter tempo necessário para a apuração dos resultados e garantir a nomeação após a conclusão do concurso. Com a nova data de realização das provas, o TSE também alterou o cronograma do processo seletivo. O órgão fez um recálculo no prazo para a nomeação dos aprovados, que ficou marcado para julho de 2025. As mudanças foram oficializadas em um edital de retificação, publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (16). O documento traz ainda algumas adequações ao conteúdo programático para alguns cargos. Essa é a segunda alteração feita no processo seletivo. Em junho, o TSE já tinha publicado a ampliação do número de vagas oferecidas no concurso. Até o momento, 547 mil inscrições preliminares já foram feitas. “Esses prazos decorreram da necessidade que os realizadores do certame precisam para ultimar todas as providências e fases do concurso, além de formular as alterações decorrentes da ampliação do número de vagas inicialmente oferecidas”, explicou o TSE em comunicado.
Prefeitura de Campos instala bicicletários perto do Liceu, mas obra é embargada
Uma polêmica foi gerada em torno de uma obra da Prefeitura de Campos. O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) começou a instalar bicicletários em torno da calçada do Liceu, mas a obra foi embargada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), nessa segunda-feira (15). De acordo com o Inepac, o motivo da embargação foi que o local é tombado e não houve autorização da instituição para a alteração: “Vamos notificar o IMTT dando conta do embargo da obra, firmando que essas instalações não serão permitidas e a partir disso eles terão que apresentar uma nova proposta, para colocar os bicicletários em outro local. Aqui é um espaço tombado como patrimônio histórico e cultural, que não pode ser ocupado desta forma. “Vamos notificar o IMTT dando conta do embargo da obra, firmando que essas instalações não serão permitidas e a partir disso eles terão que apresentar uma nova proposta, para colocar os bicicletários em outro local”, explicou o Chefe do Escritório Técnico Regional do Norte Fluminense do Inepac, Geovani Laurindo. Já o IMTT informou que o projeto dos bicicletários foi encaminhado para a Secretaria de Obras e Infraestrutura.