Casamentos homoafetivos crescem mais de 8% no Estado do Rio
Os casamentos homoafetivos registrados nos cartórios do estado do Rio de Janeiro cresceram 8,8% no prazo de um ano. Foram 980 em 2023, contra 901 registrados em 2022. Em comparação a 2013, primeiro ano da norma que autorizou os casamentos entre pessoas do mesmo sexo no país, o aumento é de 364,5%, quando foram realizados 211. O levantamento é da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). Nesta sexta-feira (28), é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Do total de 2023, 603 foram entre mulheres (em 2022, foram 544) e 377 entre homens (em 2022, foram 357). Nos cinco primeiros meses de 2024, já foram realizados no estado 328 casamentos entre pessoas do mesmo sexo. De 2013 a maio deste ano, o estado contabiliza 7.505 casamentos homoafetivos, sendo 4.373 entre mulheres (58,3%) e 3.132 entre homens (41,7%). Mudanças de nome e gênero O levantamento aponta também alta nas mudanças no registro civil de pessoas trans e travestis, permitidas desde 2018. No ano passado, o estado do Rio registrou 224 alterações de nome e gênero, crescimento de 21,1% em relação aos 185 registros, em 2022, e de 224,6%, em comparação com as 69 mudanças feitas em 2019, primeiro ano após edição da norma pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nos cinco primeiros meses deste ano, 109 mudanças de gênero foram realizadas em cartórios fluminenses. Com 712 mudanças de gênero realizadas desde a regulamentação, 405 foram do sexo masculino para o feminino, o que equivale a 56,9% do total. Já as do sexo feminino para o masculino alcançaram 268 registros, o equivalente a 37,6%. Em 39 ocasiões, equivalente a 5,5% dos casos, houve mudança apenas de nome e não de gênero. Reconhecimento de direitos Para a presidente da Arpen RJ, Alessandra Lapoente, que atua no 2º Registro Civil de Pessoas Naturais da Capital, a ampliação na quantidade de casamentos e de mudanças de nome e gênero representa o reconhecimento dos direitos da população LGBTQIA+, que é constantemente tratada com discriminatória. “É um grande passo da sociedade no reconhecimento dos direitos da população trans e da comunidade LGBTQIA de forma geral. Mas, sobretudo, dos trans, que encontravam grandes dificuldades para fazer essa alteração de nome. Era judicializado e, atualmente, é tudo feito na via administrativa, muito mais rápido, mais célere”, destacou.
Frentista é morto durante assalto em posto de Rio das Ostras
O frentista Silvio Andrade Claro, de 47 anos, foi morto a tiros nesta quinta-feira (27) durante um assalto a um posto de combustíveis localizado na RJ-162, em Rio das Ostras. Um dos suspeitos de participar do crime foi preso horas depois. De acordo com a Polícia Militar, o crime foi cometido por quatro homens que chegaram em um carro para abastecer o veículo. Pouco depois, eles anunciaram que se tratava de um assalto. A vítima entregou o dinheiro que tinha no caixa, mas foi assassinada. O corpo do frentista foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Macaé. O automóvel usado no crime, foi apreendido. O preso foi levado para a delegacia de Rio das Ostras, onde o crime segue em investigação para que os demais envolvidos no assassinato sejam presos.
Fisiculturista Cíntia Goldani morre aos 37 anos no Rio de Janeiro
A fisiculturista Cíntia Goldani morreu nessa quarta-feira (26) no Rio de Janeiro. A atleta gaúcha de 37 anos teve complicações após um quadro de pneumonia. De acordo com o namorado de Cintia, uma despedida deve ser organizada em Porto Alegre. De acordo com a Musclecontest International, a causa da morte foi devido a complicações após um quadro de pneumonia. Goldani estava se preparando para participar do Musclecontest Brasil em julho, uma das principais competições de fisiculturismo no país. A organização do evento divulgou um comunicado lamentando profundamente a perda da atleta: “É com muita dor e tristeza que informamos o falecimento da Atleta Figure Profissional Cíntia Goldani, devido a complicações de uma pneumonia. Cíntia era um anjo em forma de ser humano. Deus precisava de reforço no céu. Jamais será esquecida pela família MuscleContest”.
Criminoso invade e furta prédio do IFF Guarus, em Campos
O campus Guarus do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Campos, foi furtado nesta semana. Um criminoso invadiu o local e furtou um aparelho de televisão. O furto aconteceu no bloco C do campus de Guarus. A Polícia Civil informou que imagens de câmeras de segurança foram recolhidas e utilizadas para identificar o autor do crime. “Os agentes federais solicitaram que as imagens fossem encaminhadas para servidores e colaboradores do campus, bem como para mídia, para que possam auxiliar na identificação do indivíduo”, disse a direção da unidade.